cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

A Missão da Terra em Saúde – Bahia (Diocese de Bonfim): 35 anos de “Caminhadas”

Foi um evento “co-movente”, até para alguém acostumado a este tipo de celebrações. Sem lágrimas, mas com muito entrosamento solidário e compromisso.201.10.01 - 35ª Missão da Terra - Saúde (9)

Voltando para casa, á noite deste dia 28 de setembro, na penumbra do ônibus, diversas imagens desta missão da terra 2014, em Saúde – região de Bonfim – BA, passaram novamente na minha frente; diante da participação maciça e consciente de muita gente, (cerca de 5-6 mil pessoas) surgia-me, insistente como um refrão, uma pergunta que partilho com os que estão lendo estas linhas: porque a maioria dos eventos culturais, religiosos, e até as missas, etc. são, em geral, tão pouco co-moventes?

Co-movente, para mim, foi ver 50 jovens que, atendendo ao convite de animadoras e animadores da equipe da CPT e das lideranças comunitárias da paróquia de Saúde, se reuniram e se inteiraram da motivação da Missão ou Romaria da Terra.

Percebi neles e em muitos adultos unidos a eles, a alegria de se oferecerem dando do seu tempo e de suas capacidades, em atitude de trabalho de equipe. De fato, acolheram e informaram, com carinho, as pessoas, direcionaram o trânsito, mataram a sede e cuidaram da saúde de uma multidão de romeiros e romeiras da terra e das águas que iniciaram cedo e terminaram um dia de domingo, na cidade deles. Vi ocorrer isso, no ano passado igualmente, em Andorinhas. Todo ano se renova, nesta região, este encontro prazeroso e exigente, de fé e de vida. Exigente em termos de gastos e de desgaste físicos, mas prazeroso e motivador, por dentro e por fora de seu ser, como pessoas e comunidades. Estes longos momentos, chegando à numeração da maturidade dos 35 anos, envolvem, além da Comissão Pastoral da Terra (CPT), lideranças populares dos movimentos sociais, leigos e leigas, padres, religiosas, jovens e idosos…

Após 35 anos, resulta claro como o sol, que isso não se improvisa do dia para a noite. Não há convocações de autoridades ou marketing religioso que possam produzir isso; mesmo com a devida ressalva de não ser um perito sociólogo ou psicólogo, não tenho receio em afirmar que estas romarias da Terra e das Águas, entraram profundamente na cultura de uma fé adulta e já contam com uma intervenção direta, livre e participativa, quase natural, aqui como em outros lugares. Em Saúde, o povo da diocese toda de Bonfim, foi convocado a se “comover” e, com entusiasmo, muitos se “moveram com”. A cada momento, de maneira espontânea ou nas ações organizadas e propostas, emergiram e brilharam as tradições populares de cultura, resistência, e inspiração nordestina. Esta inspiração bebe abundantemente, ainda hoje, em sua história feita arte e resistência, canto, música, grito e denuncia… Tudo se insere e ecoa, harmoniosa e criativamente, com os momentos fundantes das experiências de Deus, narradas na Bíblia.201.10.01 - 35ª Missão da Terra - Saúde (2)

Os eixos da Romaria de Saúde deste ano, a partir da contemplação de meus olhos e coração, foram os seguintes:

ACOLHIDA – O povo dos pobres é acolhido, reconhecido valorizado e animado numa esplanada adjacente a um posto de gasolina a 3 km do centro da cidade de Saúde. Nada de show de cima para baixo, mas uma interlocução inteligente, respeitosa, celebrando a alegria do reencontro.

CAMINHADA – A caminhada de 5-6 mil pessoas de toda a região foi ágil, calma e, ao mesmo tempo, pressurosa. O povo conta, canta e grita sua fé. As gerações presentes se abraçam e se reencontram caminhando!… Missão da Terra é contemplação popular pura, movimentada e alegre! Contemplação do Deus de tantos nomes e de tantas culturas.

Contemplação de sua presença real, neste caminhar, com Bíblia e história interligadas. É isso que permite, nas romarias da terra, interpretar e descortinar os horizontes de ameaças e de esperança dos pobres: camponeses, pescadores, quilombolas, índios, idosos, mulheres, crianças, jovens, idosos; são ameaças e esperanças de suas terras e águas , de seu planeta doação “criativa” de Deus para ser a casa de todos!

CONTEMPLAÇÃO – Esta contemplação fixou olhos e corações na morte do Rio da Mangueira, (entrada da cidade) na obrigação da justiça (em frente ao fórum de Saúde) em coibir a indústria da morte e da exploração que chegam a “traficar e escravizar tudo” como, de forma contundente, mostraram, em suas dramatizações, o grupo de teatro da paróquia de Saúde, a PJMP de Caém, a escola família agrícola de Quixabeira e o projeto “Conviver” de Saúde. Um Cristo coletivo permanentemente morto e ressuscitado!

COMUNICAÇÃO. A Cultura do povo foi exuberantemente mostrada e acolhida na memória dos cartazes e na seleção fotográfica dos 35 anos, preparadas pela CPT local e se tornou arte, humorismo, denuncia e drama em muitos pronunciamentos, logo após as farofas comunitárias da metade do dia.

EUCARISTIA. Foi o momento para reiniciar tudo, de novo, sempre: “Fazei isto em memória de mim”. Ao redor das palavras bíblicas, do pão e do vinho consagrados, celebrou-se a continuidade da caminhada do mais verdadeiro “corpo e sangue de Cristo vivo”, a multidão, alimentada e abastecida de esperança, presente na praça de Saúde. Após isso, todos se despediam fraternalmente voltando para suas comunidades. Acenando com as mãos das janelas dos ônibus e com entusiasmo redobrado para defender o planeta e os direitos humanos de seus habitantes deste pedaço de semiárido baiano. Com novas organizações e uma nova maneira encarar a fé como promotora da politica diferente que todos almejamos.

Luciano Bernardi,  da CPT Bahia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: