cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Agroecologia e Feminismo: o papel da mulher na organização política

Neste último domingo, dia 22, mulheres de diferentes comunidades da Coordenação Estadual dos Trabalhadores Acampados e Assentados – CETA, se reuniram para dar continuidade a Formação de Mulheres, no Assentamento Entre Rios, da cidade de Camacã (BA). O principal objetivo deste encontro foi colocar as mulheres enquanto protagonistas dos caminhos da emancipação a níveis sociais, culturais e políticos, e foi organizada pela Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Nesta segunda etapa foram discutidos os mecanismos patriarcais que norteiam as desigualdades de gênero que atingem as mulheres a níveis pessoais e coletivos. O momento foi de troca de experiências, de entender como os diferentes desafios são encarados pelas camponesas organizadas, tanto quanto as dificuldades em se mobilizar para traduzir estratégias políticas em um conjunto de ações que possibilitem a superação deste atual modelo de sociedade machista, desigual e opressivo.

Para isso, todas se debruçaram sobre o esforço de entender coletivamente a importância da valorização dos saberes, do trabalho e da voz das mulheres. Cantaram, desenharam, escreveram e falaram sobre as plantas, cultura e memória, e assistiram a vídeos que fomentaram essa roda de saberes que giraram em torno de diferentes eixos: família, trabalho, saúde, educação e participação política.

 

Texto: Camila Mudrek

Foto: Magno Luiz/ CPT Bahia

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: