cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Bem Viver é tema do Encontro Regional de Formação da CPT Bahia em Salvador

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.
Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Agentes da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Bahia se reuniram nos dias 16, 17 e 18 deste mês, em Salvador, para discutir o tema “Descolonização do imaginário e o Bem Viver”. O Encontro Regional de Formação contou com a parceria da Fundação Rosa Luxemburgo.

Verena Glass, jornalista e coordenadora de projetos da Fundação, apresentou o horizonte do Bem Viver aos agentes, fazendo uma reflexão no trabalho diário da CPT com a forma de viver das comunidades, onde cada realidade vai construir seu bem viver, a partir de suas próprias perspectivas.

O Bem Viver nasceu do conhecimento e práticas de vida dos indígenas andinos. Essa filosofia de vida propõe uma construção de novas possibilidades voltadas para questões políticas, econômicas e sociais, questionando uma série de elementos, como as noções de “progresso” e “desenvolvimento”.

Verena Glass - Fundação Rosa Luxemburgo. Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.
Verena Glass – Fundação Rosa Luxemburgo. Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Segundo a Verena, o Bem Viver se concentra naquilo que as pessoas constroem enquanto comunidade. “A potencialização do comunitário, das redes de cuidado, das articulações que podem levar a outros tipos de relações interpessoais, principalmente a relação do ser humano com o seu ambiente e a natureza. O Bem Viver não se constrói na perspectiva do que vai ser no futuro, mas aquilo que temos condições de criar, do que temos no presente. E a gente pode trazer isso para as comunidades tanto rurais quanto urbanas”, ressaltou.

Para Sandra Leny, agente pastoral da região Centro Oeste que atua em Irecê, esse horizonte é algo novo que ainda está sendo estruturado. “O Bem Viver já está impregnado na gente, nas práticas do dia a dia. Para mim está aliado a nosso modo de vida, a forma como tratamos as pessoas, a nossa família. Depende do modo de vida de cada pessoa”, afirmou.

Comunicação CPT Bahia

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: