cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Bispo visita comunidades rurais ameaçadas de despejo em Casa Nova

DSC05846
Foto: CPT Juazeiro, 17/08/2016

O bispo coadjutor da Diocese de Juazeiro, Dom Carlos Alberto Breis Pereira visitou e prestou solidariedade às famílias da comunidade de Areia Grande, em Casa Nova – BA, ameaçadas de despejo após recente decisão judicial. A visita aconteceu na quarta-feira, 17 de agosto.

Antes de celebrar a santa missa na sede da associação da Areia Grande, o religioso lembrou a importância da organização das famílias da comunidade para que possam permanecer e produzir no território. “A melhor forma de celebrar a vida é lutar pela vida, em defesa da vida”, destacou o bispo.

Cerca de 300 pessoas participaram do encontro, que também contou com as presenças dos padres de Casa Nova, Amâncio de Sena e Aluísio Borges. O representante de Areia Grande, Zacarias Rocha agradeceu o apoio dos religiosos e reafirmou o compromisso da luta das famílias pela permanência na terra.

Entenda o caso – No mês passado, o juiz de Casa Nova, Eduardo Padilha, contrariando relatórios do Ministério Público Federal, considerou que as cerca de 400 famílias que vivem nos 26 mil hectares de terra, desde 1860, não são as proprietárias do local.

Em 2008, após uma decisão semelhante, houve uma série de ações violentas promovidas por homens encapuzados contra a comunidade de Areia Grande. Na época, até mulheres e crianças foram vítimas.

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp