cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Celebração de Envio da Cruz Geraizeira é realizada em comunidade de Canápolis (BA)

Foto: Hermes Novais.

A celebração de Envio da Cruz Geraizeira, primeira atividade da 4ª Semana e Romaria do Cerrado, aconteceu no último domingo, dia 10, na comunidade de Barreiro, em Canápolis (BA). Trata-se de um momento onde a “Cruz Geraizeira”, símbolo da Semana e da Romaria, é enviada do último município que recebeu a atividade para o que vai realizar.

Esse momento contou com a presença de diversas comunidades dos municípios de Canápolis e de Santa Maria da Vitória, onde foi feito uma reflexão sobre a importância da preservação do Cerrado e suas águas, que a primeira cidade se traduz em cabeceiras (nascentes), riachos e brejos.

Foto: Hermes Novais.

Em seguida, foi realizado um Momento Cultural, com apresentações dos Grupos de Cultura Popular: Folia de Reis da comunidade Lagoa dos Baratas; Folia de São Sebastião, da comunidade de Umbauba; e diversas apresentações de estudantes de escolas do município, dentre elas, o desfile da Beleza do Cerrado, com roupas confeccionadas usando vegetação e sementes do cerrado.

A Cruz Geraizeira seguirá para várias outras comunidades no município de Canápolis e chegará em Santa Maria da Vitória no dia 22 de setembro, na 4ª Romaria de Cerrado, onde permanecerá até a Romaria seguinte.

Texto: Paulo Alberto de Souza Santos

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: