cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Comunidade de Barra visita a XIII Feira do Bode, em Oliveira dos Brejinhos

Com o apoio da Comissão Pastoral da Terra-CPT, 14 representantes das comunidades de Fundo de Pasto dos Baixões, em DSC00068Barra – BA conheceram a XIII Feira do Bode e a comunidade de Várzea Alegre, no município de Oliveira dos Brejinhos, região centro sul da Bahia. A visita aconteceu os dias 30 e 31 de julho e foi uma oportunidade de trocar experiências e fortalecer a luta pela terra.

O intercâmbio fortaleceu as comunidades dos Baixões, que vêm passando por um longo período de conflito, com inúmeras tentativas de grilagem desde a década de 1970, porém com muita persistência e luta continuam em suas terras.

No sábado primeiro dia da visita, a comitiva dos Baixões participou pela manhã do seminário que discutiu a luta das comunidades pelo território. Foi um momento de formação dentro da programação da feira. À tarde, eles visitaram a comunidade de Fundo de Pasto de Várzea Grande e conheceram a história e o trabalho dos moradores.

O domingo é sempre o ponto alto da Feira do Bode, quando comparecem milhares de pessoas, a fim de expor e comprar animais, adquirir produtos artesanais, conhecer produtos novos que surgem a cada ano, ou simplesmente para reencontrar os amigos e se divertir pois é um dia também festivo regado a muita bebida e com músicas ao vivo. Os representantes de Baixões visitaram os stands e interagiram com o público.Feira do bode - Copia

O lugar onde acontece a feira é conhecido como “região do bode” por causa da alta produção de caprinos e ovinos, principal fonte de renda das famílias locais. O evento é organizado pela Central das Associações dos Fundos de Pasto de Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas.

Na feira acontece a exposição e comercialização dos animais, é a oportunidade dos criadores “aparecerem” para o mercado local e regional, pois a cada ano ela cresce e se transformou num evento regional. Este ano, para as comunidades de O. Brejinhos e Brotas o evento teve um algo a mais, pois no dia 29, aconteceu a entrega de 200 matrizes, sendo 100 de caprinos e 100 de ovinos, além de 8 reprodutores, 4 caprinos e 4 ovinos, como parte do programa Bahia Produtiva implantado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural SDR/CAR, que visa a melhoria do rebanho da região.GEDC7088

A feira não é só comércio de animais, é espaço para a exposição dos produtos da agricultura familiar, mas também a apresentação de produtos artesanais. São montadas diversos stands, com uma diversidade muito grande de produtos, que vão desde doces e biscoitos passando por produtos decorativos reciclados a vestuários e calçados.

Como atrai pessoas de diversos lugares, a Feira é ainda um espaço de intercâmbio de experiências. Cada um traz os seus produtos e histórias que são trocados e favorecem a disseminação de conhecimentos desenvolvidos ao longo de anos pelas comunidades.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: