cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT Bahia faz lançamentos do Caderno de Conflitos no Campo 2015

IMG-20160428-WA0007O lançamento oficial do Caderno de Conflitos no Campo 2015 acontecerá amanhã, 29 de abril, às 14 horas no Geociências da UFBA, em Salvador -BA

Entretanto, os debates em torno do Caderno de Conflitos coincidiram com as atividades pedagógicas realizadas pelas Universidades da região, envolvendo a temática do Abril Vermelho, em que se tornou o mês símbolo da resistência dos movimentos de luta pela terra em memória as vitimas da violência do latifúndio e do capital, que cometeu o seu maior massacre em abril de 1996, em Eldorados dos Carajás – Pará.

No município de Guanambi, sudoeste do estado, na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus-XII,  a linha de pesquisa Educação no Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimento Sociais, junto ao colegiado do curso de Pedagogia está realizando nesta semana a I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, tendo como tema, Questão Agrária, Democracia, Educação no Campo: A Quem Interessa?

Na abertura do seminário, dia 26 de abril, a Comissão Pastoral da Terra – CPT foi convidada para o lançamento da publicação. O evento contou com a presença de estudantes, professores, pesquisadores e camponeses.

Os presentes ressaltaram a importância do trabalho, destacando que os dados revelados evidenciam a injustiça e violência do capital com os camponeses. Os estudantes, muitos deles moradores em áreas de conflitos, especialmente com as empresas eólicas na Bahia, ressaltaram os impactos sócios ambientais assim como violações provocadas pelos empreendimentos nos territórios das comunidades.

Em Vitória da Conquista, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, o Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental realizou uma semana pedagógica para o debate sobre a questão agrária no Brasil. Sendo que no dia 26 de abril a CPT participou da mesa com o tema “De Eldorado dos Carajás a Quedas do Iguaçu: um debate sobre reforma agrária”, onde também houve o lançamento do Caderno de Conflito no Campo 2015.

Segundo o militante do MST no Pará, Marcio, “é a certeza da impunidade no campo que leva tantos companheiros tombar na luta pela terra”.

Neste sentido, a publicação que este ano completa 30 anos continua na caminhada de denúncias das injustiças e violência expressa através do agronegócio, mineradoras, e empresas de energia contra os camponeses.

 

 

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp