cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

CPT Centro Norte realiza a V Etapa do Liderar em Monte Santo (BA)

Com o tema “Relações Sociais de Gênero Raça, e Preconceito” aconteceu entre os dias 20 a 22 deste mês, a V Etapa do Curso de Formação para Liderança – LIDERAR, na sede da Associação Regional dos Grupos Solidários de Geração de Renda – ARESOL, em Monte Santo (BA). O curso contou com a participação de jovens dos movimentos e entidades sociais das regionais de Jacobina, Senhor do Bonfim e Monte Santo, e foi realizado pela equipe Centro Norte, da Comissão Pastoral da Terra – CPT.

Através de dinâmicas, filmes e leitura de textos, Teresinha Martins da Gama Bauer, ajudou na reflexão e aprimoramento do tema, envolvendo os participantes do curso e construindo a percepção de como funcionam as relações sociais de gênero dentro da nossa sociedade, que apesar dos avanços em alguns aspectos, ainda segue o modelo tradicional do patriarcado, onde o homem tem o domínio de um lado e as mulheres ficam subordinadas do outro. “A V Etapa do LIDERAR foi bastante proveitosa por abordar criticamente as relações sociais de gênero, em especial do patriarcado, o tal sistema que hoje também predomina em nossa sociedade. Porém é através desses momentos de construção e de capacitação que sonhamos com um sistema diferenciado e vamos propagando formas melhores para uma boa convivência onde prevaleça a equidade entre os gêneros”, afirmou uma das participantes, Emília Brito dos Reis, do Povoado de Lagoa do Saco, em Monte Santo.

Segundo Giliard Rocha, da comunidade Maria dos Santos, do município de Itiúba, o tema desta etapa está diretamente ligado a realidade vivenciada nas comunidades, pois a relação patriarcal é passada de geração em geração, tornando a mulher como propriedade/objeto manipulado pelo poder que é dado ao homem.

“É importante ressaltar que o patriarcado não atinge somente as mulheres, mas também aos homens, porque o modelo capitalista de produção de vida padronizada e rotineira está dentro do nosso cotidiano. Porém quem mais sofre é o gênero feminino por não ter um reconhecimento das atividades domésticas como um serviço, só é visto como serviço aquela atividade remunerado fora de casa, ou seja, a mulher exerce uma dupla jornada, dentro e fora de casa, em alguns casos mesmo exercendo a mesma função que o homem ela é submetida a receber um salário relativamente inferior ao homem, o chamado sexismo”, completou Giliard.

Dentro dessas discussões com a turma, fica evidente o quanto o machismo é preponderante no cotidiano das famílias e as mulheres ficam apenas em uma situação de subordinação, de servidão ao homem. Para Larissa Alves, da comunidade de Monte Alegre, Monte Santo, o avanço do capitalismo sobre as relações sociais, culturais, religiosas, fizeram muitas mulheres passaram a se conhecer menos e muitas se renderam ao poder do sistema, juntamente com o patriarcado. “A mulher passou a ser uma imagem rotulada e padronizada, por isso a condição na conjuntura atual não favorece os direitos femininos. A saída dessa situação é a organização e perpetuação das informações relacionadas ao assunto. Fazer com o que se tenham mais espaços educativos para homens e mulheres, provocando discussões para resultar em possíveis soluções que venham ser colocadas em prática por todos”, concluiu Alves.

A troca de experiências entre a turma de locais e realidades diferentes enriqueceu esse debate, tornando assim a conclusão de mais uma etapa do curso como um ponto positivo. As discussões sobre as relações sociais de gênero, raça e preconceito vieram de uma sequência de demandas e debates promovidos por diversos grupos, em diversos espaços. Esse é um assunto transversal, e que precisa ser ainda mais intensificado, e é com esse compromisso que os liderandos/as retornam as suas comunidades e grupos de atuação para dar continuidade a essa discussão tão necessária. E como desafio seguimos dando visibilidade as iniciativas já existentes de luta e protagonismo na história das mulheres.

“Quando uma mulher avança, nenhum homem retrocede!”

Texto e fotos: Amanda Santos/ CPT Bahia – Equipe Centro Norte

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: