cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

CPT participa de abertura da formação “Escravo, nem pensar!” em Salvador

Representantes da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Organização Internacional do Trabalho –  OIT, e da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo da Bahia – COETRAE, participaram na manhã desta terça-feira, dia 14, da abertura da formação Escravo, nem pensar!, no Colégio Central da Bahia, em Salvador.

Esta formação é uma iniciativa da ONG Repórter Brasil e da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com o apoio do Ministério Público do Trabalho, que tem como objetivo formar técnicos responsáveis pela disseminação de conteúdos e materiais didáticos sobre trabalho escravo nas escolas das regiões de Barreiras, Santa Maria da Vitória e Salvador.

DSC00076
FOTO CPT BA – 14/03/2017

De acordo com Natália Suzuki, coordenadora do programa Escravo, nem pensar! da ONG Repórter Brasil, a Bahia está entre os cinco estados brasileiros com o maior número de trabalhadores resgatados nas condições análogas ao Trabalho Escravo. Para a coordenaora, a parceria com a Secretaria de Educação, só tem a somar a eficiência nos resultados ao combate. “Só a repressão não é suficiente para erradicar o problema. Temos que fortalecer a prevenção com educação e assistência à vítima”, enfatiza.

Para a Drª Maria Manuella Amaral, do Ministério Público do Trabalho, a educação é uma das formas eficazes para a prevenção. “Trazer o debate para as escolas e comunidades é importante para entender como funciona e o que são esses novos conceitos de trabalho escravo contemporâneo e como combate-los”, reforça.

Segundo Luciano Bernardi, coordenador da CPT Regional Bahia, entidade que trabalha no combate ao Trabalho Escravo em todo território brasileiro, é importante a participação das pastorais e da instituição nesse processo. “Essa também é nossa missão, e uma educação permanente, é importante para que as pessoas, professores e professoras, e sobretudo jovens adolescentes se eduquem a ter ódio ao trabalho escravo,  porque é algo que ainda nos envergonha neste pais, e exige que nós da CPT fiquemos sempre atentos a isso, porque essa luta faz parte do DNA da entidade”, completa.

A Comissão Pastoral da Terra também vai participar de uma roda de conversa sobre “O combate ao trabalho escravo na Bahia”, nesta quarta-feira (15) às 15h. A formação segue até o dia 16.

Assessoria de Comunicação da CPT

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: