cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT participa de debate no Dia Internacional da luta Camponesa na Univasf Bonfim

No Dia Internacional da Luta Camponesa, 17 de abril, agentes da Comissão Pastoral da Terra – CPT participaram de um debate em comemoração à essa data e em memória da luta de Eldorado dos Carajás, promovido pelo Colegiado de Geografia/ CGEO, da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, no campus de Senhor do Bonfim.

O evento foi coordenado pelo professor João César Abreu (CGEO/Univasf), tendo como palestrantes o Professor Gustavo Negreiros (CGEO/Univasf), Maria Aparecida J. Silva e Antônio Célio de Castro, agentes da CPT Centro Norte.

Durante a palestra, Negreiros fez uma abordagem sobre o Massacre ocorrido em 17 de abril de 1996, no município de Eldorado do Carajás, sul do Pará, onde policiais militares do Estado, fortemente armados, assassinaram 19 trabalhadores rurais sem-terra, chegando posteriormente a 21 o número de mortos e inúmeros trabalhadores(as) feridos. O professor lembrou ainda o assassinato recente de um dos sobreviventes deste massacre, o mesmo estava no hospital porque dias antes, tinha sido baleado em uma primeira tentativa de assassinato. A região dos Carajás, tem forte presença de camponeses, é onde está localizada a maior mina de ferro do mundo, controlada pela Vale do Rio Doce, empresa mineradora de grande poder econômico, “receita perfeita para o conflito”, ressaltou Negreiros.

O modelo desenvolvimentista adotado pelo Estado Brasileiro, cujas ações demonstram sua aliança histórica com as empresas privadas, tem levado a deflagração de vários conflitos por toda parte. Na palestra, os agentes pastorais demonstraram que a chacina do Eldorado dos Carajás não é um caso isolado, a luta camponesa contém a marca da violência e da impunidade, ao lembrar das lutas populares históricas, violentamente reprimidas pelo Estado, a exemplo de Canudos e casos contemporâneas, onde fazendeiros, políticos locais e empresas se unem para perpetuar injustiças contra os trabalhadores.  Só no município de Monte Santo (BA), foram assassinados 8 trabalhadores ligados a luta pela terra na região, destes, não houve punição a nenhum envolvido.

Na apresentação, os agentes também abordaram os conflitos gerados pela presença de empreendimentos do capital nas comunidades. Por trás das falsas propagandas do progresso, empresas mineradoras, do agrohidronegocio e parques eólicos tem avançado sobre os territórios de pequenos agricultores e de comunidades tradicionais, violando os direitos destas populações e causando graves impactos socioambientais.

A luta camponesa não diz respeito apenas aos trabalhadores rurais, a cidade depende do campo. Mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil vem da agricultura familiar. As populações do campo agem como verdadeiros ecologistas nos seus territórios pois além de cuidar, fiscalizam e denunciam os crimes ambientais praticados por empresas, por agentes públicos ou mesmo por moradores inconsequentes.

Não podemos esquecer as violências praticadas contra o nosso povo! O dia 17 de abril é para ser lembrado, para impulsionar a busca da justiça, para efervescer a luta e a conquista de direitos!

Durante o debate, o professor Atila convidou a CPT a construir um projeto de formação juntando professores com o objetivo de aprofundar estes dados no campus e nas comunidades.

 

Globalizemos a luta! Globalizemos a esperança!

CPT Centro Norte, Diocese de Bonfim-BA.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp