cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT participa do II Simpósio Baiano de Geografia Agrária em Salvador

“Entre a teoria e a prática, articulações e resistências” é o tema do II Simpósio Baiano de Geografia Agrária (SBGA), que teve início nesta segunda-feira (03) e segue até amanhã, dia 05, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O II SBGA tem como um dos objetivos aprofundar as discussões sobre a consolidação de um pensamento social crítico sobre o espaço agrário brasileiro a partir das experiências de ensino, pesquisa e extensão.

Ruben Siqueira, coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), participou junto com Ariovaldo Umbelino, professor da Universidade de São Paulo (USP), da primeira mesa redonda “A geopolítica do/no campo brasileiro: espaço, poder, conflito”. Entre os temas destacados por Siqueira, estão o da contextualização do quadro atual da geopolítica no/do campo, os retrocessos institucionais do governo, e os dados da violência no campo do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2016”, da CPT.

Ele também pontuou a crise política do Brasil como fator que contribuiu para o aumento dos conflitos no campo. “Como os golpes que se sucederam ao impedimento visam também concentrar ainda mais o poder sobre a terra e na agricultura, recriam-se e se aprofundam as condições da violência agrária”, afirmou.

O evento conta com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, organizações e movimentos sociais, comunidades quilombolas, pesqueiras e indígenas. Mesas-redondas, espaços de diálogos e práticas, grupos de trabalho e atividades culturais, fazem parte da programação do Simpósio.

Assessoria de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp