cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Encontro das CEB’s do Zonal de Macaúbas reúne centenas de pessoas

Cerca de 800 pessoas se reuniram para participar do Encontro das Comunidades Eclesiais de Bases – CEB’s do zonal de Macaúbas, nesta segunda-feira, dia 31 de julho. O encontro, organizado pelas paróquias do zonal, abordou o cuidado com os Biomas e nossa casa comum. Estiveram presentes representantes das comunidades das paróquias de Macaúbas, Tanque Novo, Botuporã, Caturama e Boquira; Coordenação Diocesana de CEB’s; a Comissão Pastoral da Terra – CPT; e grupos ligados à igreja do campo e da cidade.

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2017, foi realizada a caminhada pelas ruas da cidade em forma de via sacra, expondo e promovendo problematizações no entorno das ações que causam a morte do meio ambiente, incentivando e construindo o exemplo pedagógico através da coleta de lixo nas ruas da cidade, e trazendo sinais de esperança com ações que ajudam a preservar o meio ambiente.

Outro momento importante envolveu o debate da conjuntura política atual, conduzido por Gilmar Ferreira, coordenador regional da CPT Bahia. Durante os debates, o retrato do Brasil atual foi feito partindo de uma pergunta orientadora: o que está acontecendo com o Brasil? Para isso, problematizou os fatos que culminaram com o golpe, os atores envolvidos e os reflexos sobre a juventude e a classe trabalhadora. Destacando principalmente as Propostas de Emenda Constitucional – PEC’s da morte – congelamento dos gastos, reformas trabalhistas e previdenciária.

Discutiu-se ainda o papel dos cristãos e cristãs no cenário político atual problematizando aqueles que se dizem detestar política, mesmo sabendo que não existe neutralidade. No final, Ferreira apontou que as saídas estão na retomada do trabalho de base.

Por sua vez, Nilson Ladeia Silva – coordenador das CEBs na Diocese de Caetité, em sua fala, retomou o processo histórico de organização das CEBs, o papel histórico que as mesmas desempenharam na igreja e a importância da organização para construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária, sempre chamando atenção a importância das CEBS se manterem firmes no propósito da oração, “orar mais sem perder de vista a necessidade da ação”.

Beni Carvalho/ CPT Bahia – Equipe Sul/Sudoeste

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp