cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Encontro Nacional de Formação da CPT discute a questão agrária no Brasil

Nos dias 22 a 25 de outubro de 2016, no Centro de Formação Vicente Canas (Chácara do CIMI), em Luziânia – GO, aconteceu o encontro Nacional de Formação da Comissão Pastoral da Terra – CPT.  Estavam presentes cerca de 50 pessoas entre agentesimg-20161031-wa0007 e assessores, representando vários Estados do Brasil: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Minas Geris, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso.

O tema norteador das discussões foi “Questão agrária no Brasil atual: permanência, limites e possibilidades”, que foi desdobrado nos subtemas: “Histórias e geografias da questão agrária”, com a professora Leonilde Medeiros – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRRJ, “Segurança jurídica e questão agrária” professores Cláudio Maia – Universidade Federal de Goiás – UFG, “Dimensões sociológicas, econômicas e ecológicas da Questão agrária” com os professores Sergio Sauer – Universidade de Brasília – UNB e Guilherme Delgado ABRA, “Perspectivas politicas da Questão agrária” com Paulo Alantejano  –   Universidade Estadual do rio de Janeiro – UERJ, e Bem Viver com Egon Heck do Conselho Indigenista Missionário – CIMI.

O encontro Nacional de formação acontece uma vez por ano com o objetivo de capacitar os agentes para a atuação junto às comunidades acompanhadas. Para Paulo André, agente da CPT de Minas Gerais uma das importâncias do Curso foi “Discutir a questão agrária do Brasil considerando o referencial histórico, a realidade presente e as incertezas futuras”.

Maria Petronila, de Rondônia também destacou as questões históricas tratadas na atividade. “O encontro ajudou a compreender melhor o processo de colonização do Brasil e a importância da luta territorial que vai além da luta pela terra”. Para ela, a reflexão sobre o Bem viver trouxe luzes, pois é uma discussão que está tomando corpo na CPT e em várias pastorais e movimentos.

Já para Adriana da Silva, agente da CPT do Espírito Santo, o que a marcou foi o entrosamento das pessoas, a harmonia entre os/as participantes e os momentos celebrativo. Francisco Alan, do Piauí relatou que “o encontro trouxe uma nova descoberta sobre a questão agraria, principalmente no que tange ao judiciário”.

img-20161031-wa0004Na programação dos dias de formação, além dos estudos, também estiveram momentos de lazer e celebrações. A ocasião, ainda foi oportunidade para discutir e encaminhar propostas para o novo plano de formação da CPT Nacional que será aprovado pelo Conselho Nacional, bem como conferir o livro dos 40 anos da CPT, lançado durante o encontro.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: