cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Festa da mandioca anima o território de Areia Grande, em Casa Nova

feira_mandioca
Foto: CPT Juazeiro, 27/08/2016

Criada com o objetivo de escoar a produção de farinha da comunidade, a Festa da Mandioca chega à 17ª edição. O evento é organizado pelo povo de Melancia, junto com outras comunidades de Areia Grande, para festejar a vida no território de fundo de pasto, recentemente ameaçado por uma ordem de despejo. A festividade aconteceu no sábado 27 de agosto, na comunidade de Melancia, em Casa Nova.

 

O dia de festa iniciou com corridas de cavalos, que movimentaram vaqueiros do município, e seguiu com um almoço comunitário gratuito. No final da tarde, ainda ocorreram manifestações da cultura popular como a roda de São Gonçalo.

 

Além do tradicional forró, cujo destaque foi o sanfoneiro Wanderley do Nordeste, os festejos tiveram ainda a mostra de produtos da agricultura familiar local, feitos a partir da mandioca, e, também, a comercialização de diversas hortaliças orgânicas e mel.

 

O morador de Melancia e um dos organizadores do evento, Valério Rocha ressalta a importância da Festa da Mandioca para o território tradicional de fundo de pasto de Areia Grande. “Todas as comunidades do território da Areia Grande: Salina da Brinca, Riacho Grande, Jurema, fazem parte da Festa da Mandioca. Esse é o momento de a gente se encontrar para se divertir, para não ser aquele momento só de tensão e conflito. É o momento de trocar ideias, fazer aquela conversa do dia a dia”, explicou Rocha.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp