cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Jovens aprofundam reflexão sobre o Bem Viver

No período de 10 a 12 de fevereiro de 2017, aconteceu no Centro de Formação Jailton Bispo de Oliveira situado no Assentamento Serra Verde, em Senhor do Bonfim-BA, o encerramento da quarta turma do Curso de Formação/Capacitação para lideranças populares – LIDERAR, com a participação de 53 jovens das micro-regiões de Campo Formoso e Monte Santo que refletiram a temática do Bem Viver.

Foto: CPT BA, 11/02/2017
Foto: CPT BA, 11/02/2017

O Liderar é promovido pela Comissão Pastoral da Terra – CPT Centro Norte, Diocese de Bonfim-BA, desde o ano de 2003, em parceria com os movimentos sociais da região. Recentemente entraram nesta parceria também a Escola Família Agrícola do Sertão(EFASE) – Monte Santo e “Lideração” – Campo Formoso.

O Curso foi realizado em seis etapas, a cada dois meses e abordou as temáticas: 1. Espiritualidade, mística e organicidade; 2. Trabalho de base; 3. História da sociedade e história do Brasil a partir dos movimentos populares; 4. Questão Agrária Contemporânea; 5. Agroecologia; 6. Bem Viver: Paradigma de uma nova sociedade. A última etapa, contou com a assessoria de Ruben Siqueira – coordenador da CPT Nacional e assessor da CPT Bahia que aprofundou a temática do Bem Viver.

Diante da atual conjuntura brasileira política de retrocessos com preocupantes sinais de caos social, em relação aos direitos conquistados, a custa de muita luta dos trabalhadores(as). Percebemos que até a juventude que tem no seu DNA animação, rebeldia, esperança e ousadia, tem dificuldade para romper com o modelo de desenvolvimento vigente, bem como, pensar a partir de novas matrizes de racionalidade.

Sentimos isso  durante os primeiros momentos deste etapa. Em seguida, porém, partindo de uma metodologia de construção dos saberes, com a colaboração do assessor, os(as) liderandos(as) puderam perceber que uma nova sociedade é possível, numa perspectiva muito mais do presente do que do próprio futuro. De fato, sinais do “Bem Viver”, já podem ser percebidos no cotidiano de muitas comunidades tradicionais, a exemplo dos Fundos e Fechos de pasto, dos  Assentamentos da Reforma Agrária, no meio dos povos originários, das  comunidades de base e até mesmo nas experiências de vida comunitária no meio urbano.

Depois de um processo de muita reflexão, os participantes desta turma do Liderar, chegaram a definir o “Bem viver” como:

  •       Uma alternativa de vida, que ultrapassa os limites do trabalho comunitário e da visão de desenvolvimento que vivemos atualmente e que está enraizada na sociedade.
  •       Um processo contínuo para todos e para as sociedades; uma convivência equilibrada com a natureza, respeitando e valorizando os direitos da mesma, direito de existir das diversas formas de vida, considerando o ser humano como parte desta natureza;
  •       Exige a superação do modelo de desenvolvimento existente, onde prevaleçam relações de igualdade, solidariedade e reciprocidade.
  •       O “bem viver”, nos traz um modo de vida mais transparente. Não é teoria nem ilusão; não é indiscutível e, menos ainda, uma receita pronta, pois, vai além da inspiração indígena e dos povos tradicionais de onde nos veio a expressão.
  •       É uma urgência de imaginar outros mundos, onde cada sociedade encontre seu próprio caminho para a luta. Contra a divisão de classe, a cultura do progresso, espelhada nas grandes potências e no modelo de desenvolvimento atual.
  •       É uma ideia em ação de valorização das identidades, com igualdade de gênero, respeito as diferenças, pluralidade culturais, incluindo as culturas dos povos originários, nativos e demais povos que formam a sociedade;
  •       Deve acontecer –  e já há sinais do Bem Viver –  nos meios urbanos e rurais como uma visão social diferente, de convivência com a natureza, aceitação de seus limites, mantendo os ecossistemas tão necessários à sobrevivência da raça humana e de todos os seres.
FOTO: CPTBA, 11/02/2017
FOTO: CPTBA, 11/02/2017

Foram três dias de profunda mística e espiritualidade experimentadas na convivência da turma, nos momentos celebrativo, nos gritos de ordem, na troca de experiência, no momento cultural com o “Projeto Pampa e Sertão em Cantoria” que se apresentou na noite do sábado.

Outro momento especial foi a entrega dos certificados a cada liderando(a), que  ganharam também um anel de tucum e assumiram publicamente a causa dos empobrecidos, contra todas as formas de opressão e na construção do Bem Viver a partir de suas comunidades.

A quinta turma do Liderar vai ter início no período de 24 a 26 de março de 2017, será realizado na EFASE, em Monte Santo Bahia. O processo de seleção dos liderandos está aberto até o dia 27 de fevereiro, sendo que pretende-se atingir 50 participantes ligados a comunidades e movimentos sociais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp