cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Juventude participa de Encontro de Formação em Tremedal (BA)

Nos dias 7 e 8 de outubro, jovens de quatro paróquias do zonal 1 de comunidades rurais e urbanas participaram do encontro sobre Fé e Política, no Salão Paroquial, em Tremedal (BA). O evento foi organizado pela Comissão Pastoral da Terra – CPT com o apoio das Paróquias integrantes, e assessoria de Rodrigo Dias, do núcleo do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, da Diocese de Ilhéus.

Os/as participantes analisaram cada momento de Jesus diante da situação política e social daquela época, e as atitudes Dele; e refletiram em como deve ser a nossa posição diante da realidade em que vivemos, a partir dos ensinamentos dos textos escritos.

Com motivação da assessoria, a juventude nos trabalhos em grupos realizaram também estudos de textos bíblicos, e apresentaram em plenária as interpretações em forma de poesia, teatro, e estória, trazendo a realidade atual de suas comunidades, do país e quais as atitudes que deverão ser tomadas diante de uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa.

Na reflexão, ficou evidente que os cristãos e as cristãs devem ser protagonistas da história como construtores, a partir das atitudes individuais e coletivas, na luta por uma sociedade do consumo racional, e que todos/as sejam vistos/as como sujeitos em potencial de transformação da realidade em que vivem, resgatando os verdadeiros valores.

Texto e fotos: Valderly Cazais dos Anjos/ CPT Bahia – Equipe Sul/Sudoeste

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp