cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Manifesto em defesa dos rios Gavião, Paiol e Verde

manisfeto rios gaviaoCerca de 40 pessoas representantes de seis associações dos municípios de Jacaraci e Mortugaba, diversas comunidades, contando com apoio e presença do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e a Comissão Pastoral da Terra Bahia, reuniram-se na Capela da comunidade de Praia durante a manhã do dia 24 de abril para expor os problemas que afetam as nascentes da região, com destaque para a construção de uma área de lazer às margens do rio Gavião.  

 

Na região há mais 16 nascentes formadoras dos rios Gavião, Paiol e Verde, este último integra a bacia do rio São Francisco. Todas as nascentes ficam no entorno da Serra do Morro do Chapéu. Essa é uma área do bioma Cerrado e o mesmo é reconhecido como a “grande caixa d’água nacional”. É um bioma com rica biodiversidade e, devido às suas características especiais, há dificuldades de recuperação integral do equilíbrio ecológico quando da ocorrência de agressões e impactos ambientais negativos.

 

A Prefeitura Municipal de Jacaraci pretende construir uma área de lazer às margens do rio Gavião, a pouco mais de cem metros de uma nascente, sem nenhum esclarecimento à população. De forma arbitraria e truculenta, derrubou as cercas de um agricultor gerando insatisfação e mobilização por parte das pessoas dessa localidade.

 

Trata-se de uma região que envolve interesses de mais de mil famílias, que serão afetadas diretamente em seus modos de vida. Nesse sentido e com base na Lei 12.527 (Lei de acesso a informação) previsto  inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal,  exigimos:

 

– A realização de reunião (audiência pública) na comunidade de Praia para a Prefeitura Municipal apresentar de forma clara e transparente o projeto, apontando seus impactos, positivos e negativos, as medidas mitigatórias e compensatórias e o cronograma da obra.

 

Temos o dever de manter o ambiente ecologicamente equilibrado e preservado, assim sendo, esperamos que as autoridades competentes e a sociedade tomem conhecimento e medidas de forma a cuidar e zelar pela natureza.

 

Jacaraci, 24 de abril de 2014.


José Simeão de Souza

Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais do Povoado de São José

Joaquim Marcolino de Souza

Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Baixa D’Anta e Gerais de Ave Maria

Odilio Batista Sales

Comunidade de Tabocas

Paulo de Assis

Comunidade do Povoado de Rodão – Mortugaba

Aguimar Carvalho de Oliveira

Comunidade Varginha do Morro

Domingues Joaquim de Carvalho

Associação de Pequenos Produtores Rurais de Fundição e Cubículo

Eva Rosa Cerqueira Santos

Comunidade de Melancieira

José Barbosa da Rocha

Comunidade Praia

Fernando Pedro de Santana

Comunidade São José


Comunidade Varginha do Morro -Mortugaba

 

Apoio:


Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacaraci.

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Comissão Pastoral da Terra Bahia /Equipe Sul/Sudoeste.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: