cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Mensagem da 38ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim (BA)

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Nós, cerca de 7 mil romeiros e romeiras da Missão da Terra, do campo e das cidades, da Diocese de Bonfim, Bahia, estivemos reunidos/as no distrito de Igara, município de Senhor do Bonfim, para celebrar a 38ª Missão da Terra, um ato de fé e mobilização popular que acontece todos os anos, com o objetivo de animar a caminhada do povo de Deus, denunciar as injustiças sociais e ambientais  e anunciar o “Bem Viver” no Sertão.

Este ano com o tema “Vida e Morte na Caatinga: enquanto o Ser Humano destrói, Deus Ressuscita”, e o lema “Cultivar e Guardar a Criação é nossa responsabilidade!” (Gn 2,15), a Missão da Terra, convoca a sociedade em geral para promover uma ação coletiva em defesa da caatinga, do seu povo, de suas águas e de toda a sua biodiversidade.

Sabendo que 80% da área do bioma Caatinga está no Nordeste, com aproximadamente 844 mil quilômetros quadrados e que apenas 1% do bioma está protegido por leis que tem sido flexibilizadas a fim de favorecer interesses privados, denunciamos a degradação, causada por empresas mineradoras, agrohidronegócio, parques eólicos e outras ações inconscientes ou gananciosas até de pequenos agricultores.

Denunciamos também o desmatamento, a falta de saneamento básico, a elevada produção de lixo, o uso de agrotóxicos, as recorrentes queimadas nas serras, a destruição dos rios e nascentes, principalmente na Serra de Jacobina – Caixa D’água do rio Itapicuru, que abastece todos os municípios do território da Diocese de Bonfim. Como gesto concreto, a paróquia de Santo Antônio de Igara plantou 16 árvores nativas no leito do rio Itapicuru que banha o distrito de Igara.

É visível que a intervenção humana tem desequilibrado a harmonia da natureza e a maldita ambição por acumulação de riquezas faz muitas pessoas esquecerem-se de Deus e utilizarem-se da violência como prática cotidiana.

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Bradamos contra a ganância do Capital, que expropria os territórios camponeses e explora os/as trabalhadores/as. Denunciamos a violência que vitimiza principalmente jovens negros, pobres e das periferias das cidades, somados aos trabalhadores/as assassinados no campo, sendo que este ano já são 64, ultrapassando o índice de 2016. Ecoa um grito por justiça a todos os mártires da terra, especialmente Leonardo de Jesus Leite (2010) João Pereira (2016), e José Raimundo Mota Junho (13 de julho de 2017) ceifados pela ganância do latifúndio.

Frente a toda essa situação de morte, a 38ª Missão da Terra anunciamos sinais de esperança que geram vida na caatinga, a exemplo dos modos de vida das comunidades tradicionais, da agroecologia, da cultura popular, da economia popular e solidária, dos mutirões e as ações individuais e comunitárias de cuidado com a casa comum.

Sintonizados/as com o Evangelho de Jesus de Nazaré somos chamados/as a lutar contra os projetos que geram a morte e reafirmamos os projetos que garantem vida digna para todas as espécies criadas por Deus com amor.

Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Com os corações alegres e cheios de gratidão, pela acolhida e hospitalidade do povo de Igara, retornamos para nossas casas comprometidos/as com a ecologia integral, tendo em vistas as presentes e futuras gerações e a responsabilidade de cada um/a em cultivar e cuidar da criação, especialmente do nosso bioma caatinga que geme em dores de parto.

Que as bênçãos do Deus da Vida, a misericórdia do Senhor do Bonfim e a proteção de Nossa Senhora e de Santo Antônio de Igara, continue a nos impulsionar e proteger para vencer os projetos de morte e gerar vida em nossa caatinga.

Veja mais fotos da 38ª Missão da Terra.

Os/as participantes da 38ª Missão da Terra – Diocese de Bonfim.

 Igara, Senhor do Bonfim, BA, 17 de setembro de 2017.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: