cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Muito além da terra: famílias assentadas buscam mais direitos para continuarem produzindo

Por João Marques – CPT  Juazeiro

Foram mais de 10 anos de luta até conseguir um pedaço de terra e assim plantar, colher e viver dignamente. Agora, com a terra conquistada, cerca de 500 famílias assentadas da região de Ruy Barbosa buscam direitos complementares. Entre eles estão a licença ambiental e a divisão dos lotes, para que possam acessar créditos agrícolas e potencializar sua produção.

 

Preocupados com a sustentabilidade ambiental numa região onde a agricultura irrigada tradicional predomina, os assentados e assentadas de municípios como Wagner, Boa Vista do Tupim, desejam produzir alimentos de forma sustentável seguindo os princípios da agroecologia. No entanto, esbarram na falta de incentivo e burocracia do Estado.

 

Há casos de novos cadastrados que têm interesse em receber um lote nos assentamentos da região e que esperam há mais de dois anos o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) cumprir o processo legal necessário.

 

Por outro lado, quando o Estado chega aos assentamentos, leva uma assistência técnica atrasada com forte uso de venenos agrícolas. E as mesmas políticas de desenvolvimento adotadas por órgãos estatais ameaçam os/as camponesas/as. As pesquisas em mineração e a construção de barragens para suprir a demanda por água do agronegócio são alguns exemplos.

 

Porém, as famílias resistem e conseguem cultivar alimentos sem agrotóxicos. Como D. Josina, do assentamento Mão Terra. “Nós plantamos mandioca, feijão, melancia sem veneno nenhum, cultivamos com produtos naturais”, explica.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp