cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

O sertão seco da região de Ruy Barbosa visitado pelo Deus da bíblia

Comoveu-me e surpreendeu-me a fadiga, chegada a um bom resultado, por parte do núcleo da CPT Centro Norte da Bahia, com um vídeo que sistematizou parte da História da Luta pela Terra, da região de Ruy Barbosa na região do Piemonte da Chapada. Nela estão incluídos municípios como Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza, Iramaia, Boa Vista do Tupim, Itaetê, Andaraí, Nova Redenção, Ibiquera, Utinga, Wagner, Bonito, Lagedinho…Todos eles fizeram parte dos meus mais de 20 anos de serviço presbiteral nas comunidades cristãs desta região. Daí a comoção. A surpresa veio da capacidade do grupo que cuidou deste vídeo, em salientar o essencial e os protagonistas, através de escritas, fotos, imagens e comentários sóbrios e qualificados. Primorosa a sintética inserção inicial do contexto maior da história colonial e escravocrata de nosso pais. Nele, para os que tratam somente da história dos grandes, este pedaço do Piemonte da Chapada Diamantina, parece ser insignificante. As gentes miúdas, que são sempre as mais numerosas e vitimadas por sistemas cruéis e desumanos, aqui escreveram uma página heroica.

Foi por causa disso que não tive receio de titular estas anotações como também uma coluna bíblica.

Deve ser assistido como quem escuta e se compenetra com aquela história mais famosa, paradigma imortal de resistência e libertação. É história aos escravos do Egito que, como a Bíblia deixa claro, podem contar com um Deus aliado deles e não mais dos Faraós dos impérios.

Esta história que o site da CPT BA apresenta e que a gente recomenda a todos os frequentadores do site da CPT BA , eu a introduziria assim:

 

“Houve, no sertão da região de Ruy Barbosa – BA, nos anos 80 do século passado, um tempo de muito sofrimento. Camponeses e camponesas, com suas iniciantes lideranças levantaram do chão. Sindicalistas,  padres, advogados, religiosas, bispos, posseiros e despejados, sem terra, vaqueiros e sertanejos, homens e mulheres, romeiros e romeiras do Bom Jesus da Lapa, construíram momentos memoráveis de rebeldia, resistência e vitória. Todos se sentiram protagonistas em busca do novo, diante das velhas ditaduras de sempre, Todos combinavam juntos e, ás vezes escondidos e fugidos da policia dos coronéis,  suas ações de resistência e rebeldia para fazer florir o sertão. Que era seco, esturricado. E  não somente por falta de chuva.

Brotou assim, ainda que no meio do sangue, a “Esperança contra toda esperança”, aquela de Abraão e Sara que acreditaram na promessa de um terra onde devia correr leite e mel.  A esperança que, hoje também volta a ser outro nome do Deus vivo e verdadeiro.

 

Confira o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=O8Nn3AzoeQg&hd=1

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: