cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Plenarinhos da Romaria da Terra e das Águas homenageiam lideranças populares

Cartaz RTA 2014 webNesta sexta, 04 de julho, será aberta a 37ª Romaria da Terra e das Águas, encontro que segue até o dia 6, em Bom Jesus da Lapa-BA, e tem como tema: Libertar a terra é defender a vida, reunindo romeiros e romeiras de todo o Estado.

Como já é tradição, a Romaria realiza os plenarinhos refletindo temas que fazem parte do cotidiano das lutas das diversas comunidades acompanhadas pela CPT. Questões que evolvem a luta pela terra e território; a exploração e abandono de crianças; alternativas para a juventude do campo e da cidade; a degradação das bacias hidrográficas e ainda a fé encarnada na vida do povo, com ações transformadoras concretas integram a programação do encontro.

 

Para além da reflexão, troca e aprofundamento das lutas comuns, os plenarinhos também homenageiam pessoas que dedicaram suas vidas ao serviço da justiça. São os inspiradores desses espaços nessa edição da Romaria, Francina da Conceição, Elson Borges, Ney, Felipe Vieira e professora Cremilda. 

Elson Borges, da Comunidade de Barra do Parateca, do Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas da Bahia (CETA), que com coragem, paixão e determinação contribuiu com o processo de organização e reivindicação das comunidades ribeirinhas e quilombolas e dos movimentos de luta pela terra no Oeste da Bahia. Elson faleceu em julho de 2013, deixando uma valiosa e amadurecida história de liderança popular.

 

Francina da Conceição Nogueira, a tia França, também será homenageada nesta Romaria. Sua caminhada foi um exemplo de fé vivida na simplicidade e na doação aos empobrecidos. Após uma luta árdua para conseguir estudar, trabalhou como funcionária pública exercendo um cargo no INCRA, atuou como professora em Iuiu. Elegeu-se vereadora por dois mandatos no Município de Malhada abrindo cominhos para as mulheres na política e, além disso, exercendo exemplarmente sua cidadania através da Política ligada à Fé e à Vida. Juntamente com um grupo de pessoas, em especial o saudoso padre. Aldo criou a ABEPRI – Associação Beneficente e Promocional de Iuiu, entidade que mantinha a Escola Família Agrícola de Iuiu, proporcionando formação técnica a muitos filhos de agricultores. Lutou pela implantação da Faculdade Itinerante em Iuiu, através de uma parceria com a UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, possibilitando assim a realização de vários cursos para a Comunidade Iuiuense principalmente na área da Educação, possibilitando aos professores de Iuiu o acesso a cursos de nível superior. Sempre dedicada à Paróquia Santa Luzia e Iuiu, atuou como catequista, animadora, ministra extraordinária da comunhão eucarística. Juntamente com as Irmãzinhas da Imaculada Conceição, criou o PROMAPA – Projeto Madre Paulina que dedicava ao trabalho de acolhimento a crianças carentes proporcionando-as, vida digna e o direito de ser cidadão. Leiga Consagrada através do Instituto Secular São Rafael, vivia no silêncio e na simplicidade o seu carisma e a sua fé, expressa no serviço e dação aos empobrecidos. Fez graduação em Historia na UNEB de Caetité. Atuou como Agente da CPT por mais de cinco anos, sempre lutando pela justiça, igualdade, dignidade dos menos favorecidos. Em 2012 foi convidada a passar alguns meses na Itália para conhecer melhor o Instituto São Rafael. Lá descobriu que ela estava com câncer de mama. Voltou ao Brasil para fazer o tratamento. Durante 15 meses lutou com muita fé e perseverança sem reclamar um minuto sequer. No dia 11 de junho de 2013 fez a sua Páscoa. Deixou-nos fisicamente, mas continua viva e presente na memória de todos e todas que a conheceu.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp