cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Romaria em Defesa da Vida denuncia desrespeito ao meio ambiente em Campo Alegre de Lourdes

foto romaria 6Aproximadamente 500 pessoas participaram da 6º edição da Romaria em Defesa da Vida. A celebração aconteceu em Campo Alegre de Lourdes – BA, nas proximidades do Morro do Tuiuiu, no domingo 19 de junho e neste ano, teve como tema os cuidados com a casa comum.

O evento teve como objetivo denunciar a realidade de degradação do meio ambiente no município de Campo Alegre de Lourdes em sintonia com a convocação do Papa Francisco na Encíclica Louvado Seja (Laudato Si), que chama a sociedade para o cuidado com o planeta e o meio ambiente.

A concentração foi na comunidade do Velame e os romeiros e romeiras seguiram em caminhada para o Morro do Tuiuiu. Por meio de faixas, cartazes e cordel os participantes denunciaram os problemas que afetam a qualidade de vida o município como: a falta de água, grilagem de terras, desmatamento, os impactos da mineração e até a situação de fome.

Desde a sua origem, a Romaria em Defesa da Vida é um momento de oração e de animação da luta das comunidades que sofrem com a degradação do meio ambiente e o desrespeito. Foi a partir do conhecimento de que 82% do município está pleiteado para extração mineral, inclusive a região do Morro do Tuiui, que o povo campo-alegrense iniciou a tradição da romaria.

A atividade foi encerrada com uma Missa presidida pelo Padre Bernardo Hanke.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp