cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Romeiros e romeiras participam da Celebração de Abertura da 40ª Romaria da Terra e das Águas

©Thomas Bauer
Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Em torno da fogueira, formou-se uma grande roda e no centro dela, os povos indígenas Tupinambás, do Sul da Bahia, acenderam o Círio Pascal, dando início a celebração da 40ª Romaria da Terra e das Águas, de Bom Jesus da Lapa, na noite desta sexta-feira, dia 07.

Em caminhada, os romeiros e romeiras de várias regiões da Bahia e também do Brasil, seguiram em cantoria, com cruzes e velas nas mãos, pelas ruas da cidade até o Santuário, relembrando os temas das romarias anteriores que permanecem atuais na luta da mulher e do homem do campo.

Já no santuário, Dom João Cardoso dos Santos, Bispo da Diocese local, destacou a necessidade de renovação da esperança, fazendo referência ao tema principal desta romaria, “Com o Bom Jesus, reconstruir a esperança a partir dos pobres”.

©Thomas Bauer
Foto: Thomas Bauer/ CPT Bahia.

Na homilia, Dom Luís Cappio, Bispo da Diocese de Barra, trouxe a história dos primeiros romeiros, afirmando que esta romaria é dos que trabalham na terra. “Mesmo em tempos sombrios e incertezas, é a esperança e a união do povo que nos dá força para retomar a luta junto as comunidades. Após 40 anos, estamos preparados para renovar a luta pela terra e pela água”, afirmou.

A programação da 40ª Romaria da Terra e das Águas segue neste sábado às 6h da manhã com a missa na Esplanada do Santuário, seguida pelos plenarinhos, momentos de formação social e política que vai discutir diversos temas da atualidade. À tarde, os romeiros e romeiras acompanharão a Via Sacra na Esplanada do Santuário, às 16 horas e às 20 horas, a Noite Cultural, no estacionamento do Santuário. No domingo, 5h30, acontece a Missa da Ressurreição, seguida pelo Grande Plenário, na Gruta da Soledade, com a celebração de envio e encerramento da Romaria. 

 

Assessoria de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: