cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Semana do Cerrado acontece de 8 a 13 de setembro

A Semana do Cerrado, que está acontecendo no Oeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, foi iniciada com um Seminário sobre o Cerrado, na Câmara de Vereadores do município de Correntina-BA, na segunda-feira, 8 de setembro, e será encerrada com a Primeira Romaria do Cerrado, que acontecerá no sábado, dia 13 de setembro, em Côcos-BA.Cartaz Romaria do Cerrado 2014

A romaria foi planejada pelas lideranças das comunidades e entidades da região para celebrar todas as formas de vida e de resistência do Cerrado, mas também para denunciar as mazelas que o projeto do capital tem trazido para a região e para as comunidades centenárias.

O encontro vai contar com a presença de comunidades, paróquias, movimentos sociais, sindicatos, associações e organizações populares para debater a realidade da região.

Antes da Romaria serão realizados mutirões com o envio de equipes para conhecer a realidade das comunidades locais. A Semana do Cerrado foi idealizada para contemplar a data de 11 de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Cerrado.

O CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial hídrico, e contribui para a biodiversidade deste bioma.

Muitas populações sobrevivem de seus recursos naturais, incluindo indígenas, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos, babaçueiras, vazanteiros, fecheiros e extrativista que, juntas, fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro, e detêm um conhecimento tradicional de sua biodiversidade.

PROGRAMAÇÃO:

09/09 (Terça-feira)
Mutirão de visitas às comunidades. Locais: Côcos, Jaborandi, Santa Maria da Vitória e Correntina, na Bahia, e Norte de Minas

12/09 (Sexta-feira)
8h às 17h – Avaliação do Mutirão e preparação para a Romaria – Salão Paroquial – Côcos-BA
Dia todo – Intercâmbio dos geraizeiros envolvendo comunidades de Caetité, Barreiras e Correntina – Comunidade de Praia, em Correntina-BA

13/09 (Sábado)
1ª Romaria do Cerrado – Côcos-BA

A Semana do Cerrado tem organização da 10envolvimento – Barreira, ACEFARCA, SINDITEC, STR de Côcos, AAVV, PJMP, Irmãs Franciscanas, CPT Norte de Minas, Indígenas Xakriabás, CPT Centro Oeste, CIMI Leste, Cáritas de Januária, ASSUSBAC, Instituto Rosa e Sertão, CPT Sul/Sudoeste, Paróquia de Côcos, APSFVivo, MAB, Movimento de Mulheres, Associação dos Fechos de Pasto do Clemente e Coletivo de Fundo e Fecho de Pasto do Oeste da Bahia.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: