cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Simpósio revela impactos da mineração para saúde e dignidade humana

img_5675
CPT Bahia, 09 a 11/09/2016

De 9 a 11 de setembro, a cidade baiana de Caetité sediou o Simpósio Laudato Si e Questões Ambientais – A Raiz humana da crise ecológica. O evento foi uma iniciativa das Dioceses que compõem a sub-região IV do Regional Nordeste 3 da CNBB composta pelas Dioceses de Caetité, Livramento de Nossa Senhora, Jequié e Arquidiocese de Vitória da Conquista. A ação contou também com o apoio das pastorais e movimentos que integram a Cáritas Diocesana de Caetité.

O simpósio teve como objetivo fazer um estudo da Encíclica Laudato Si – Sobre o Cuidado com a Casa Comum e a raiz humana da crise ecológica com ênfase na injustiça ambiental sofrida pelos atingidos dos grandes projetos da mineração, a exemplo do Amianto em Bom Jesus da Serra, da Magnesita em Brumado, do urânio em Caetité e outros empreendimentos implantados e em fase de implantação na região sudoeste, como os parques eólicos e ferrovias.

A formação possibilitou para religiosos e leigos das dioceses que compõem o sub-regional o conhecimento da realidade econômica, social, política e ambiental, bem como a partilha de experiências e iniciativas de lutas e resistências dos grupos onde cada Diocese atua.

Além de estudar a encíclica, a partir de casos reais, os participantes conheceram o impacto da mineração para a saúde e dignidade humana. Tanto trabalhadores como a população dos municípios onde são instalados os empreendimentos são expostos a sérios problemas de saúde. Falta transparência nos projetos e na gestão dos rejeitos tóxicos, a fiscalização é frágil e raras são as políticas públicas para prevenção de acidentes nucleares e/ou radioativos.

mapa-conflitos-brasil
Mapa de conflitos no Brasil

Um mapa da injustiça ambiental, com enfoque na região sudoeste da Bahia foi apresentado no evento. O levantamento aponta a atuação dos grandes empreendimentos de capital público e privado sobre os territórios de comunidades tradicionais, como pequenos agricultores, quilombolas, indígenas, sem-terra, pescadores e vazanteiros.

No campo legal, o simpósio tratou da legislação que rege a mineração no Brasil. O texto do projeto de Novo Código de Mineração não explicita, por exemplo, quais são os compromissos do minerador com o meio ambiente e com as comunidades afetadas, embora os defina como princípios diretrizes.

O simpósio foi avaliado como muito positivo por parte dos participantes, que firmaram o compromisso de uma igreja sempre atuante, refletindo e agindo em torno das questões sociais e ambientais e na defesa da casa comum.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp