cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

VI Romaria das Comunidades do Zonal de Condeúba é celebrada em Tremedal (BA)

Cerca de 500 pessoas vindas das Paróquias de Tremedal, Cordeiros, Piripa e Condeúba, ambas na Diocese de Caetité (BA), celebraram neste domingo (24), a VI Romaria das Comunidades do Zonal de Condeúba. Com o tema “Com Maria, preservando o Cerrado e Caatinga fontes de vida” e o lema “Do seu seio jorrarão rios de água viva”, o local de realização foi na comunidade de Vereda, município de Tremedal, onde uma empresa pretende explorar minério e, o temor da comunidade é que o empreendimento contamine a única fonte de água que abastece a comunidade e outras comunidades vizinhas.

Iniciou-se com um café coletivo e em caminhada os/as romeiros/as foram até o local onde o empreendedor Danilo F. Martins, de uma Empresa de Pequeno Porte, pretende explorar minério. Nessa primeira parada da Romaria, Adriana Matos, moradora da comunidade, gritou que não querem a exploração de minério, “a continuidade dessa mineradora significa a morte de nossa única fonte de água”, afirmou.

A segunda parada foi no Povoado de São Felipe, próximo a Vereda, também em Tremedal. Os/as paroquianos/as de Piripa, responsáveis por este momento, argumentaram que a continuidade de projetos como o da mineradora e dos monocultivos de eucalipto, implica na morte de nascentes e fere o direito ao território das comunidades, a água limpa e em quantidade suficiente para às famílias.

Já o terceiro momento do evento, com responsabilidade da paróquia de Cordeiros, contou com a participação de jovens que trouxeram propostas de enfrentamento, como: o trabalho de base, a formação, a articulação, as Leis de Iniciativa Popular, o auto reconhecimento das comunidades tradicionais e a possibilidade de exigirem do Estado a demarcação de seus territórios.

Durante a Romaria muitas foram as irresignações dos/as romeiros/as com o atual momento em que vive o país. As faixas denunciavam a perda de direitos, demonstravam os deputados que votaram contra os trabalhadores na reforma trabalhista e explicitava o “Fora Temer”, além de gritar essas palavras de ordem.

Após um almoço partilhado com farofas, feijão e bolos trazidos pelos próprios romeiros/as, a paroquia de Condeúba encerrou a Romaria com a celebração da palavra. Para o Padre Zé Silva, a eucaristia faz o mesmo percurso da Via Sacra, a condenação, a morte e a ressurreição, e está diretamente ligada com a realidade que aflige o povo, como estas trazidas nos momentos das paradas da Romaria.

Os romeiros/as se despediram com os compromissos de não votarem em deputados como aqueles que foram favoráveis a reforma trabalhista, e que em 2018 celebrarão a VII Romaria das Comunidades. Por fim, Valvi Santos, poeta da Comunidade Lagoa do Meio, Piripa, leu a poesia “Confiantes no Senhor” (confira abaixo), que resume bem os sentimentos dos/as romeiros/as presentes na VI Romaria das Comunidades do Zonal de Condeúba.

Texto e foto: João Batista / CPT Bahia – Equipe Sul/Sudoeste

 

CONFIANTES NO SENHOR – Valvi Santos 

 Quem confia no Senhor,

Nunca fraquejará,

Se enfrenta o opressor,

Com certeza vencerá,

Mostrando grande alegria,

Iniciamos esta romaria,

Partimos de Piripá.

 

Juntos com as Comunidades,

Que pertencem a nosso zonal,

Cheios de felicidade,

Uma harmonia sem igual,

Encontramos outras equipes,

Em Vereda de são Felipe,

Paróquia de Tremedal.

 

Chegamos na hora certa,

Estava tudo preparado,

Pessoas fortes e espertas,

Um povo bem humorado,

Com o principal objetivo,

E pensamento positivo,

Preservar a caatinga e o Cerrado.

Deus pôs o homem no mundo,

Para preservar a natureza,

Mas veio um egoísmo profundo,

Acompanhado de avareza,

Dominado pela ganância,

Instigado pela arrogância,

Destruiu toda beleza.

Sua ação destruidora,

Carvoeiras e queimadas,

As famosas mineradoras,

Acabando com as aguadas,

Parece arte do demônio,

Destrói a camada de Ozônio,

Deixando a terra desertada.

Enquanto homens avarentos,

Causam rumores de guerra,

Destruindo o firmamento,

Demolindo nossas serras,

Lutamos em comunidades,

Apoiados pela responsabilidade,

Da comissão Pastoral da Terra.

 

Vendo esta ação destrutiva,

Um sofrimento que dá dó,

Terra que era produtiva,

Hoje só resta pó,

Renovemos tudo de novo,

Como Moisés com seu,

Enfrentou o Faraó.

Despeço deste povo meu,

Nesta Santa Romaria,

Que tenha as bênçãos de Deus,

Paz, amor e alegria,

Que seja feliz na vida,

Com intercessão de Aparecida,

Tendo Cristo como guia.

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp