cropped-logo-cpt-1.png

CPT BAHIA

Mineração será tema de Assembleia Popular em Nordestina (BA)

No dia 14 de dezembro, sexta-feira, às 14h, será realizada a Assembleia Popular da Mineração, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em Nordestina (BA). A assembleia é um instrumento de diálogo e debate do povo sobre o problema mineral. O objetivo é envolver a população da cidade para debates e reflexões a respeito dos impactos e propostas de soluções para os conflitos com a mineração na região.

Nordestina está a 343 km da capital Salvador, na região do semiárido baiano, e sua população é estimada em pouco mais de 12.400 habitantes. Desde 2016, o município convive com a exploração de diamantes pela empresa Liparu Mineração LTDA através da Mina Braúna, realizando produção média anual de 250 quilates de diamantes, sendo essa riqueza destinada e comercializada para o mercado externo.

Por outro lado, a exploração mineral somente intensifica a desigualdade social e contradições para as populações locais. As doze comunidades quilombolas e outras comunidades rurais, que vivem o conflito direto com a mineração sofrem com problemas envolvendo o alto nível de analfabetismo, pobreza presente para a maioria das famílias, dificuldades de acesso a água, criminalidade e desemprego. Essa situação que despertou a indignação das famílias, assim como o desejo por lutar por soberania popular na mineração, em que o povo possa ter a oportunidade de decidir na mineração.

Para isso o Movimento Pela Soberania Popular Na Mineração (MAM), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Nordestina (STTR), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Associações Quilombolas, convidam toda a população urbana e rural para participarem da Assembleia Popular da Mineração – Um debate Urgente e Necessário!

“Por um país soberano e sério, Contra o saque dos nossos minérios”.

Texto: Pablo Montalvão/ Movimento Pela Soberania Popular Na Mineração (MAM)

Edição: Comunicação CPT BA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens recentes: