Integrantes das comunidades de Fundo de Pasto de Umbiguda, Riacho, Paranazinho e Mangabeira, do município de Mirangaba (BA), participaram no último sábado, dia 17, da 3ª etapa do Curso Liderarzinho. A formação também contou com a participação de Maria Aparecida de Jesus e Clériston Oliveira, agentes da Comissão Pastoral da Terra – Centro Norte Bahia, e de Rubens Farias da comunidade de Borda da Mata.
Com a temática “Impactos dos empreendimentos”, os/as cursistas discutiram sobre a conjuntura econômica e política do país, assim como as formas de enfrentamento para manter os territórios livres, devido as ameaças e impactos de empresas de energia eólica, de mineração ou do agronegócio. A principal crítica dos/as participantes foi ao modelo atual de desenvolvimento centrado em monopólios e em práticas sujas que destroem a natureza, expropriam territórios e a liberdade das comunidades tradicionais.
O encontro teve início com a acolhida, e em seguida uma dinâmica de grupo realizada na cozinha e no salão, enquanto todos/as os/as participantes, contribuíam com a preparação do almoço. Vídeos e estudos de casos a partir de leituras de textos com experiências de lutas de diversas comunidades atingidas e impactadas pelos projetos do capital, também foram trabalhados na formação.
Para os povos do campo, da terra, das águas e das florestas, as empresas chegam silenciosamente, se articulam com poderes públicos, empresários e grileiros. Além disso, fazem propagandas enganosas, promessas vantajosas a exemplo da geração de emprego, tentam enganar os/as camponeses/as com contratos abusivos de arrendamento das terras, causam danos ao meio ambiente, entre outros.
Ao final do curso, os/as liderandos/as firmaram o compromisso de continuar na defesa do território, pois este é o espaço que garante a felicidade dos povos que nele vivem e a possibilidade de ter uma vida digna, criar seus animais, colher os frutos e as ervas, gerando renda a partir da terra e das lagoas.
Texto: Genilce Souza Cantor, Greice Helen Alves de Sousa e Verônica Alves de Souza – Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Riacho, Mirangaba (BA).
Edição: Comunicação CPT Bahia