cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

46ª Romaria da Terra e das Águas leva milhares de romeiros a Bom Jesus da Lapa entre 7 e 9 de julho

A cidade de Bom Jesus da Lapa recebeu entre os dias 7 e 9 de julho de 2023 a 46ª Romaria da Terra e das Águas, que trouxe fiéis e integrantes de organizações populares de várias regiões no país. Nesse ano, o tema foi Para acabar com a fome neste chão: Terra, Água, Teto, Trabalho e Pão.

Como expresso na carta de compromissos da romaria, “a estrutura política e econômica do país se baseia na exploração da natureza e do povo, principalmente dos/as indígenas, negros/as,  mulheres e  trabalhadores/as, submetidos/as a constantes violências impunes.” Portanto, além dos momentos de expressão das espiritualidades, aconteceram momentos de debates populares inspirados na luta e nos lutadores do povo.

A abertura da Romaria se deu com a missa de boas-vindas celebrada na praça da esplanada, do lado externo do Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade na sexta-feira à noite:

Como expresso na carta de compromissos da romaria, “a estrutura política e econômica do país se baseia na exploração da natureza e do povo, principalmente dos/as indígenas, negros/as,  mulheres e  trabalhadores/as, submetidos/as a constantes violências impunes.” Portanto, além dos momentos de expressão das espiritualidades, aconteceram momentos de debates populares durante a manhã do sábado, dia 8.

A plenária Fé e Política foi inspirada pela escritora Carolina Maria de Jesus por seu papel em expor através da arte a dura realidade do povo pobre brasileiro. “Nesse sentido, o compromisso assumido pelo plenário foi retomar as lutas populares e incidências nos espaços de políticas públicas e elaboração de orçamento, garantindo o protagonismo das mulheres e o profetismo.”

Já a plenária Terra e Território foi inspirada nos jovens indígenas Pataxós assassinados no extremo-sul da Bahia. “O Plenarinho destacou as esperanças e os compromissos com a luta: retomadas dos territórios e busca de Demarcações Já; Não à CPI do MST; pelo retorno de políticas públicas para minorar a situação do último período; reflorestamento; e a produção agroecológica com autonomia dos povos.”

O Plenarinho São Francisco e outras bacias foi inspirado em Toinho, pescador e poeta alagoano que dedicou a vida em defesa do rio São Francisco. “As reflexões do plenário retomaram os ensinamentos da ecologia integral e das iniciativas exitosas de proteção e defesa dos rios enquanto experiências que inspiram outros municípios. O compromisso fundamental assumido foi o de mobilizar a sociedade pelos direitos dos rios em leis municipais.”

Bernadino Alves inspirou a plenária Juventude e Casa Comum: Caminhos do Bem Viver. A juventude debateu os conflitos que enfrentam nos seus territórios e as saídas. “A juventude presente  se comprometeu em construir um subsídio para a preparação prévia das juventudes sobre o tema do plenarinho, a fim de facilitar o debate e potencializar a formação;  aproximar-se das juventudes indígenas; inserir o debate e estudo da economia de Francisco e Clara em nosso quotidiano, e buscar parcerias para alcançar uma articulação mais efetiva.”

O  plenarinho Criança se Alimenta com Comida de Verdade foi inspirado pelas crianças Yanomamis, que vivenciaram durante o governo Bolsonaro diversos ataques em seus territórios e foram sbmetidos a situações de miserabilidade extrema. “No mês em que o Estatuto da Criança e Adolescente completa 33 anos, falar de alimentação com as crianças é discutir  sobre garantia de direitos, pois o acesso à alimentação está garantido na lei e corresponde ao direito à vida.” O espaço lúdico instigou as crianças a manifestarem as suas compreensões das realidades e dos diversos desafios para que consigamos um Brasil onde todas as crianças possam comer bem e de maneira saudável.

No tarde do sábado, os romeiros se reuniram ´para percorrer a Via Sacra e exalta a importância da união popular, dos povos da terra, das águas e das florestas para enfrentar os diversos ataques e conflitos que estão vivenciando e vivenciaram historicamente em nosso país, marcado pela desigualdade social e pela violência. “Nessa Romaria, unimos nossos clamores àqueles/as que encontram no olhar, cuidado e profecia do Papa Francisco um compromisso de alento e força: “Irmãs e irmãos, estou convencido de que o mundo se vê mais claramente a partir das periferias. Sigam impulsionando sua agenda de terra, teto e trabalho. Sigam sonhando juntos. E obrigado – obrigado seriamente – por deixar-me sonhar com vocês.“” Após o percurso da Via Sacra, os romeiros se concentraram na Praça do Santuário para um momento de testemunhos e espiritualidade.

Durante a grande plenária, no domingo pela manhã, foi apresentada para os romeiros a carta de compromissos da 46ª Romaria da Terra e das Águas, onde encontramos as propostas e os desafios que cada um dos cinco plenarinhos deliberou e que as comunidades levarão para os seus territórios.

“Na diversidade das realidades e das vivências, de cada delegação que chegou,  a experiência acolhedora da Romaria  nos confirma que os  desafios impostos pelas estruturas, embora sejam muitas vezes criminosos e cruéis, nos tornam cada vez mais irmãos/ãs. Ao retomar o caminho para nossas casas, queremos partilhar com toda a sociedade nossa renovada alegria pelo encontro desses dias e nossa firme certeza: o projeto de Jesus é um projeto de vida em abundância para todas e todos. Não se acaba com a fome com discursos, mas com terra, água, teto, trabalho e pão para todas e todos. Por isso, nos comprometemos a permanecer em peregrinação em favor dos que mais sofrem até que todos/as partilhem da abundância que o Senhor nos oferece.”

Gostou desse conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp