Em caminhada, entoando canções e reivindicando direitos, romeiros e romeiras realizaram a 9° Romaria em Defesa da Vida, no município de Campo Alegre de Lourdes. A Romaria, que aconteceu no último domingo (19), este ano teve como tema “Pelo Direito e a Justiça”.
A caminhada teve início na comunidade do Barreiro e seguiu até o morro do pé do Tuiuiú, patrimônio ambiental e símbolo de luta das comunidades camponesas. No local, o bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, conduziu a celebração eucarística.
Após a missa, foram realizadas diversas apresentações culurais. Os/as participantes também apresentaram as imagens de seus padroeiros, faixas e cartazes. Entre as reivindicações expressas, estavam os impactos socioambientais provocados pela mineração. Nas faixas, romeiros e romeiras lembraram do crime da Vale em Brumadinho (MG) e denunciaram os impactos da Galvani/Yara no município e a preocupação com a barragem que a empresa pretende construir.
Durante a Romaria também houve um momento de homenagem ao aniversário do pároco de Campo Alegre, Padre Bernardo Hanke. A 9° Romaria em Defesa da Vida foi organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e o Fórum de Entidades Populares de Campo Alegre de Lourdes.
Texto: Comunicação CPT Juazeiro
Fotos: Pascom Campo Alegre de Lourdes