Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Dom André: Um legado de compromisso e comprometimento exercido em sua missão evangelizadora e social com os mais pobres da Diocese de Ruy Barbosa – Ba

Um lema: “Vim para somar!”

Uma marca: Presença na casa

Bispo: Dom André de Witte

A Diocese de Ruy Barbosa recebia em 18 de setembro de 1994 o seu quarto Bispo: Dom André de Witte, que convocado para sua nova missão, foi ovacionado pela população que animada pela fé lhe esperava e acolhia nesse dia.

Anterior à sua nomeação e vinda para a Diocese de Ruy Barbosa, Dom André de Witte já era conhecido por algumas pessoas da Diocese pela sua atuação e compromisso cristão como padre junto aos trabalhadores e trabalhadoras na Diocese de Alagoinhas- Ba, especificamente na Pastoral Rural, atuação sindical e comunidades de base na Paróquia de Inhambupe.

O comprometimento de Dom André na Pastoral Social, sobretudo com a causa dos pobres, dos povos do campo, reafirmou na nossa diocese, o trabalho e a missão que já se exercia com Dom Mathias. Assim, com o lema: “eu vim para somar” Dom André já chega na Diocese indo para o meio do povo (como fez Cristo), e este primeiro fato e ato se deu na Jornada de Evangelização que acontecia naquela semana em assentamentos de reforma agrária no município de Boa Vista do Tupim. Lá Dom André, inserido no meio do povo, comeu, dormiu, andou e trabalhou com os/as lavradores/as, abrindo caminhos na sua jornada missionária na diocese, com isso a Comissão Pastoral da Terra via com ânimo, a aceitação e continuidade dos seus trabalhos pastorais reafirmados ali pelo seu pastor. Por falar de pastor, Dom André é este líder que toma para si a dor do seu povo, se junta aos pequenos em suas causas e se posiciona na defesa destes, um exemplo foi a audiência na Câmara de Vereadores de Nova Redenção, para intermediar no conflito dos Pilões (área de reforma agrária ligada ao MST). Dom André sempre dizia para a CPT que podíamos fazer as coisas (o trabalho pastoral) que ele sempre estaria conosco ou documentando o nosso compromisso. e ele assinaria embaixo. Ele sempre esteve presente na nossa luta direta ou indiretamente, a ponto de assumir a Presidência Nacional da CPT junto à CNBB; como pastoral, isso nos alegrou e reforçou o nosso compromisso por ter junto conosco a nossa liderança maior.

Na conjuntura que vivemos neste país somos alegres pela a oportunidade de ter convivo e tido como pastores Dom Mathias e Dom André, que deixam seu legado de serviço junto ao povo de Deus, que, animado na fé, nunca perde a esperança de um amanhã de justiça. Nós andamos na esperança de continuidade deste legado no trabalho e missão na nossa pastoral, a qual foi abraçada por estes servos de Deus, que tomam para si a dor do povo, cumprindo o mandamento de “Amar o teu próximo como a ti mesmo”. E com igual esperança aguardamos e acolhemos seu sucessor.

Quando Dom André escolheu a profissão de Engenharia Agronômica, ele escolhia ali a terra, a natureza em sua plenitude como sua linha de atuação. Tendo as causas sociais como plano de fundo de sua defesa, com as mãos meladas de terra, Dom André é, e sempre será nosso inspirador e incentivador na continuidade, do nosso trabalho que firmamos não poder parar frente ao clamor do povo que vê na Igreja seu ponto de apoio. A CPT teve sempre este líder como uma referência, um sustento que por tantas vezes nos socorreu. Desta forma, só nos resta agradecer a você, Dom André, pelo serviço, pela coragem, pela fé, pelo apoio e por tudo além de ter sido sábio pastor na pastoral da Diocese de Ruy Barbosa. Sabemos que Deus está com o senhor e seus passos estarão sempre seguros, pois Ele estará do seu lado em todos os momentos.

Comissão Pastoral da Terra da Diocesana Ruy Barbosa

Gostou desse conteúdo? Compartilhe