Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

“Juventude é renovação, na fé e na missão”: 13º Encontrão de Jovens aprofunda reflexão do Evangelho com base na realidade local

13º Encontrão de Jovens de Campo Alegre de Lourdes

A comunidade tradicional de fundo de pasto Baixão dos Bois, em Campo Alegre de Lourdes (BA), sediou, no último sábado (25), o 13º Encontrão de Jovens. Reunindo as juventudes do campo e da cidade de Campo Alegre e também dos municípios de Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova, o 13º Encontrão teve como objetivo celebrar a vida, a palavra de Deus, a cultura popular e debater temáticas sociais, ambientais e políticas. O evento, que acontece desde 2012, este ano teve como tema “Juventude é renovação, na fé e na missão”.

Este foi o primeiro Encontrão realizado após a pandemia do coronavírus. Durante todo o evento foram feitas reflexões do Evangelho, com base nas realidades locais das juventudes, principalmente, a partir dos impactos desse longo período de distanciamento social que vivemos. Além dos debates e orações, houve a arrecadação de alimentos que serão doados para famílias carentes do município. O encontro contou ainda com a animação de diversas apresentações artísticas, como cordel e músicas, dança apresentada por jovens da comunidade São Gonçalo, e roda de capoeira e samba de roda apresentados pelo grupo Águias da Capoeira, da comunidade Barreiro do Espinheiro e Assentamento Saco de Caracol/PI.

Pandemia e saúde mental

A assessora diocesana da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) Leila Jurema provocou a juventude presente no Encontrão sobre as maiores preocupações e desafios nos dias atuais, chamando a atenção para o Setembro Amarelo (campanha nacional de prevenção ao suicídio e questões ligadas à saúde mental). O jovem Cléber, integrante do grupo JUSC da sede de Campo Alegre, comentou que a fase mais grave da pandemia foi um momento muito difícil, pois o isolamento social acabou gerando crises de ansiedade, chegando a ser necessário a busca de ajuda profissional para lidar com a situação.

Conjuntura política

Mateus Rodrigues e Divanete Passos, coordenadores diocesanos da PJMP

Os coordenadores diocesanos da PJMP, Mateus Rodrigues e Divanete Passos, realizaram uma fala sobre a realidade atual do pais. Os jovens citaram o desmonte de políticas públicas pelo Governo Federal, perda de direitos sociais e redução de investimentos em áreas básicas como saúde e educação. Mateus e Divanete também reforçam a importância das juventudes se organizarem para cobrar seus direitos, serem protagonistas de suas histórias, ocuparem espaços e não se calarem frente às injustiças sociais.

Espiritualidade

Gabriel Lima, coordenador do grupo Jovens Unidos Pela Fé (JUF), da comunidade Lagoa da Onça, fez uma reflexão religiosa sobre a necessidade da juventude estar inserida e participando mais da Igreja, dos grupos, da comunidade, pois é algo essencial para a vida enquanto cristão e enfrentamento das dificuldades.

Meio ambiente

Outra questão debatida no 13º Encontrão foi o cuidado com a casa comum. Nos últimos meses, os municípios de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado vêm sofrendo drasticamente com inúmeros focos de incêndios na Caatinga e próximos a comunidades rurais. A estimativa é de que mais de dois mil hectares de vegetação já tenham sido devastados e diversas espécies de animais mortas. Além disso, há a preocupação com as muitas comunidades camponesas e centenas de família que dependem da Caatinga para sua sobrevivência (extrativismo, criação de animais, uso medicinal das plantas, etc.).

O 13º Encontrão de Jovens foi organizado pela Articulação e Coordenação Paroquial da Juventude (ACPJ) de Campo Alegre de Lourdes e realizado pelo grupo Juventude da Bandeira do Amor (JBA). O evento contou com o apoio da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP), comunidade Baixão dos Bois e demais grupos de jovens participantes.

Texto: Comunicação CPT Juazeiro-BA/ Fotos: ACPJ

Gostou desse conteúdo? Compartilhe