cropped-logo-cpt-1.png
Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Atividades esportivas, culturais e profissionalizantes animam juventude de comunidades atingidas pelo Porto Sul

Os jovens da Vila Juerana e do Assentamento Bom Gosto, comunidades localizadas na zona norte de Ilhéus, estão sendo beneficiados por diversas atividades que envolvem cursos profissionalizantes, programações culturais e campeonatos esportivos. A articulação, que tem como tema “Juventude Consciente defende o Meio Ambiente”, é organizada pela Comissão Pastoral da Terra – Regional Bahia (CPT-BA); Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM); Associação de Moradores da Vila Juerana (AMORVIJU); e Jovens da Vila Juerana (JVJ).

Nos dias 20 e 21 de maio aconteceu a “Oficina de Comunicação Popular”, ministrada pela comunicadora Haísa Lima, agente da Comissão Pastoral da Terra. O curso teve como objetivo qualificar os jovens nos conhecimentos das técnicas de comunicação social, como escrita informativa, gravação de voz, fotografia, vídeo, criação de cards e gestão de redes sociais. O uso de todos esses recursos é feito apenas com o smartphone, com o objetivo de empoderar a comunidade para a produção de conteúdo de forma autônoma, seja para promover a divulgação das atividades e produtos da comunidade, seja para monitorar e denunciar situações causadas pelos empreendimentos capitalistas que avançam sobre os territórios tradicionais.

Na semana seguinte, dias 25 e 26 de maio, ocorreu o “Curso de Introdução a Mecânica”, ministrado pelo instrutor mecânico Tárcio Costa Oliveira, especialista em motor, suspensão, elétrica e injeção eletrônica, com 18 anos de experiência em mecânica de motocicletas. Com o objetivo de promover conhecimentos em reparos e manutenção de motos, a atividade teve como conteúdo: motor ciclo Otto 4 tempos; sistema de alimentação; introdução à elétrica; e divisão dos sistemas elétricos. O curso de Introdução à Mecânica responde a uma demanda de profissionalização dos jovens, além de lhes conferir autonomia na manutenção do principal veículo motorizado utilizado dentro das comunidades.

Já o “Cinema na Vila” é uma atividade cultural que já vem acontecendo de forma recorrente na Vila Juerana, apresentando filmes e documentários que se relacionam com a realidade da região. As exibições acontecem aproximadamente uma vez por mês, com projeção em telão aberta para todos os moradores. O próximo passo da proposta é tentar promover debates a partir desses filmes no intuito de trazer reflexões sobre as problemáticas que a comunidade enfrenta.

As atividades esportivas também estão em alta na Vila Juerana, que já recebeu torneios de Surf, Futebol, e agora realizará um campeonato de Futevôlei. A competição acontecerá na manhã do próximo domingo, dia 05 de junho, na praia em frente ao Condomínio Mar e Sol. Por fim, para desfechar o mês do meio ambiente, as atividades culminarão em uma formação sobre a importância do meio ambiente, quando também será realizado um mutirão de plantação de árvores, com data a ser divulgada em breve.

As comunidades da zona norte de Ilhéus são as principais atingidas pelas obras da construção do Porto Sul, da empresa Bahia Mineração (BAMIN). O empreendimento faz parte do complexo intermodal de exploração de minérios que transportará o pó de ferro e outros metais através da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) para ser exportado via Porto Sul – o qual está sendo construído na Vila Juerana, localizado no distrito de Aritaguá, em Ilhéus. As obras também afetam outras comunidades da região, com a invasão de territórios tradicionais como o Assentamento Bom Gosto, no distrito ilheense de Itariri, que tem visto suas preciosas nascentes serem soterradas pelo projeto da BAMIN, deixando a população em uma situação de insegurança hídrica e afetando seu sustento e sua sobrevivência. O empreendimento também causa diversos impactos ambientais com o desmatamento de grandes trechos da mata atlântica, e quando a obra for concluída, além do barulho constante do trem, o minério de ferro poluirá o ar, a terra e as águas, afetando a saúde dos moradores. Diante dessa conjuntura, projetos que visam fortalecer a juventude podem colaborar para a organização e mobilização dessas comunidades no enfrentamento em defesa de seus territórios.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Postagens recentes: