Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Plenária das Juventudes da Diocese de Bonfim

No dia 17 de setembro de 2022, aconteceu a Plenária das Juventudes da Diocese de Bonfim, com o tema: “Bem aventurados os que sofrem perseguição por amor à justiça” Mt. 5,10, com participação de 45 jovens, organizados e representando diversas organizações CPT, PJR, PJMP, ASSIJUV, MAM, MEJ, CACTUS, EFAJ, EFAI, Missão Galileia, SINTRAF – Senhor do Bonfim e Campo Formoso, Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Itiúba, Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Monte Santo e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Andorinha.

Foram trazidos diversos olhares sobre os contextos vividos pelas juventudes e o protagonismo juvenil. A plenária contou com a colaboração de Pedro Paulo Souza Rios, professor da UNEB, que provocou reflexões sobre o que é ser juventudes e qual o seu papel diante dos contextos atuais. Outra reflexão importante teve como foco a situação das juventudes na Diocese de Bonfim, apresentada por Pe. Senivalto da Costa Moreira, assessor da juventude na Diocese. Diante de inúmeros desafios da atualidade, o Papa Francisco tem interpelado toda a sociedade, os governos e as igrejas para promoverem mudanças  sistêmicas, em defesa da vida, neste sentido, como não poderia faltar,  o tema da Economia de Francisco e Clara, como uma proposta de uma economia limpa e solidária, foi trazido  por Ana Paula Ribeiro dos Santos do IRPAA.

As e os jovens participantes do encontro, manifestaram a alegria de serem acolhidos e apoiados  pelo  bispo da Diocese de Bonfim, Dom Hernaldo Pinto Farias, que celebrou a eucaristia, motivando através do evangelho “Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito” (Lc. 16), motivando à justiça por todos (as) aqueles (as) que mais precisam. Na oportunidade, os (as) participantes, puderam prestar valiosa contribuição com os preparativos da Missão da Terra, uma Romaria de luta e esperança em todo o território da Diocese.

A Plenária das Juventudes foi um importante momento de rearticulação das juventudes, saindo com o compromisso de construir o 13º Festival da Juventude, de animar as bases, formar grupos de jovens e incentivar à produção e valorização das artes nas comunidades.

Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular!

Por: CPT-BA Centro Norte – Diocese de Bonfim

Gostou desse conteúdo? Compartilhe