Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

44ª Missão da Terra reúne milhares de romeiros/as em Jacobina

Na manhã do último domingo (17), milhares de romeiros e romeiras dos municípios da Diocese de Bonfim se reuniram na cidade de Jacobina (BA) para a realização da 44ª Missão da Terra. A Romaria, marcada por fortes expressões de lutas das comunidades, este ano teve como tema “Em defesa dos territórios e da vida, celebrando o jubileu da Diocese de Bonfim”.

A 44ª Missão da Terra teve início pela manhã, na Igreja Matriz. De lá, os romeiros e romeiras seguiram em caminhada pelas ruas da cidade até a Paróquia São José Operário, no bairro Jacobina I. Durante o percurso, os/as participantes realizaram paradas em frente ao Fórum Miguel Calmon, na Câmara de Vereadores e na Praça da Bíblia.

Na primeira parada, o Grupo de Jovens do Alto Bonito, através de uma apresentação teatral, levou o público a refletir sobre a terra que gera e alimenta a vida e que grita por cuidado e justiça. Já em frente à Câmara de Vereadores, a parada foi marcada por depoimentos de moradoras de comunidades atingidas por empreendimentos que destroem a vida e a Casa Comum.

“Nossos direitos estão sendo negados, mas já vêm sendo requisitados há muito tempo. Quem sofre [com a mineradora] não são só as comunidades que estão no entorno, mas Jacobina toda sofre junto. Estamos perdendo nossas nascentes, temos casas rachadas, temos abalos sísmicos em Jacobina… por que não investigar o que está acontecendo? Não podemos esperar Jacobina ser mais uma Mariana ou Brumadinho”, disse Claudiana Pereira, moradora do Itapicuru, comunidade atingida pela Jacobina Mineração, do Grupo Pan American Silver.

Dona Antonieta Maria de Jesus, da comunidade tradicional de fundo de pasto Paranazinho em Mirangaba, reforçou a importância do território e de políticas públicas para as comunidades. “Viver bem no território é viver com alegria, ter direito e educação, saúde e cidadania, água e terra pra plantar, essa não pode faltar”, afirmou a trabalhadora.

Irmã Terezinha Foppa, da CPT

Impactada com esses relatos, a irmã Terezinha Foppa, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) chamou os/as participantes da Missão da Terra a refletirem: “O direito à terra e o direito à água estão sendo respeitados? Nós estamos aqui em frente à Câmara de Vereadores, os vereadores de Jacobina estão atentos a tudo isso que está acontecendo aqui através da mineradora? Aqui e em outros lugares, o que vale mais, o direito das pessoas ou o lucro das empresas?”.

O bispo diocesano Dom Hernaldo Pinto Farias participou de toda a caminhada e celebrou a Missa ao final da Romaria. Dom Hernaldo comentou sobre o significado da realização da Missão da Terra na cidade de Jacobina e pediu orações ao Pe. Luís Tonetto, um dos idealizadores dessa Romaria, que se encontra hospitalizado. A 44ª Missão da Terra foi organizada pela Diocese de Bonfim e Forania 5, com o apoio da CPT.

Texto: Comunicação CPT Bahia – Fotos: Thomas Bauer – CPT Bahia/ H3000

Gostou desse conteúdo? Compartilhe