Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT Juazeiro realiza oficinas com mulheres rurais sobre técnicas de produção agroecológica

Técnicas de compostagem, produção de biofertilizantes e adubação verde, e práticas de manejo sustentável do solo. Esses foram alguns dos conhecimentos partilhados com mulheres agricultoras de Campo Alegre de Lourdes e Pilão Arcado em oficinas agroecológicas, realizadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro.

Cerca de 70 mulheres de diversas comunidades tradicionais de fundo de pasto se reuniram nas comunidades Paiol, em Pilão, e Lagoa do Arroz, em Campo Alegre, para participar das oficinas, que foram assessoradas pelos agrônomos Diego Limaverde e Lucas Almeida. Os encontros, que aconteceram entre os dias 23 e 26 de agosto, tiveram como objetivo principal proporcionar às participantes o conhecimento sobre ferramentas práticas e teóricas para a produção de hortaliças de maneira sustentável, respeitando os princípios da agroecologia.

Oficina na Lagoa do Arroz, em Campo Alegre de Lourdes
Oficina na Lagoa do Arroz, em Campo Alegre de Lourdes

Além disso, as oficinas, que contaram com grande mobilização comunitária, buscaram proporcionar o fortalecimento da produção agroecológica, a troca e a construção de conhecimentos, além de incentivar o empoderamento feminino e a auto-organização. As técnicas agroecológicas expostas durante os encontros são essenciais para aumentar a produtividade agrícola sem o uso de agrotóxicos.

Um dos destaques das oficinas foi a demonstração das práticas, na qual as participantes puderam ver como essas técnicas podem ser aplicadas localmente, incentivando a adoção em suas próprias produções. As práticas de compostagem e biofertilizantes, por exemplo, são métodos que podem ser facilmente replicados e que contribuem para a sustentabilidade ambiental e a economia familiar.

Além das atividades técnicas, o evento também foi um espaço de confraternização e valorização da produção local. O almoço e o lanche servidos durante os dias de campo foram verdadeiros banquetes agroecológicos, com alimentos produzidos nos quintais e roçados das próprias participantes, reforçando a importância da partilha e da alimentação saudável.

Oficina na comunidade Paiol, em Pilão Arcado

A troca de experiências e a construção coletiva de conhecimentos são passos importantes para a consolidação de uma agricultura mais justa e sustentável, que valoriza o saber tradicional e a autonomia das comunidades. Como também reforça a importância da união e da organização comunitária para o fortalecimento da agroecologia na região do Sertão do São Francisco.

As oficinas agroecológicas com mulheres camponesas fazem parte de um projeto executado pela CPT, com o apoio da Organização Manos Unidas. A realização dos encontros contou com a parceria das Paróquias de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes e do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP).

Texto e fotos: CPT Juazeiro/BA

Gostou desse conteúdo? Compartilhe