Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

48ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa-BA

Aproxima-se o tempo de nos reencontrarmos aos pés do Bom Jesus, no abraço de nossa Senhora da Soledade e às margens do Rio São Francisco para celebrarmos com esperança, a fé e o compromisso que marcam a caminhada do povo de Deus neste chão de luta e resistência na construção do Bem Viver.

 A 48ª Romaria da Terra e das Águas em Bom Jesus da Lapa, BA, acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2025 com o tema “Cultivar e Guardar a Criação construindo caminhos do Bem Viver”. O convite é para continuarmos esperançando na construção do Reino de justiça, liberdade e direitos socioambientais. É urgente a nossa conversão ecológica em defesa da Casa Comum, para alcançarmos a promessa do próprio Cristo expressa no lema: “Que todos tenham vida em abundância” (João 10,10).

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade e Ecologia Integral, queremos recordar a mensagem de Papa Francisco: “o mundo é algo mais do que um problema a resolver; é um mistério gozoso que contemplamos na alegria e no louvor” (LS,n.12). Também estamos em comunhão com a LAUDATO SI que convida “a cada pessoa que habita o planeta” a um olhar cuidadoso e conectado com a nossa Casa Comum. Assim, cultivando e guardando a criação, queremos nos comprometer com os gritos dos pobres e da Terra, construindo os caminhos do Bem Viver com criatividade e alegria.

Na luta pela vida em abundância, ousamos denunciar os projetos de morte que nos colocam na emergência climática afetando principalmente as populações empobrecidas e vulneráveis. O agronegócio destrói nossos biomas, seca e contamina nossas águas; a mineração violenta e fere a nossa Mãe Terra; as falsas soluções das energias renováveis ampliam os conflitos nos territórios e expulsam os animais de seu ambiente natural. O Estado é omisso na resolução dos conflitos que afetam os povos e comunidades tradicionais. Além disso, frente à crise climática, ainda enfrentamos os discursos negacionistas.

No Louvor das Criaturas, anunciamos os modos de vida dos povos originários e das comunidades tradicionais, que preservam as florestas, cuidam das águas, praticam a agroecologia, colhem e se alimentam dos frutos da terra.

Na Romaria a simbologia se faz presença sagrada, materializada em objetos e memórias. pedimos que tragam mudas de plantas nativas ou frutíferas como símbolo do nosso compromisso final. As plantas serão abençoadas e trocadas durante a celebração de envio.

Neste ano Santo do Jubileu da Esperança, peregrinamos com confiança e esperança aos pés do Bom Jesus e da Mãe da Soledade. Que nosso reencontro seja de reflexão das lutas, de debates, de partilhas e de muita alegria. Das caravanas às caminhadas, das celebrações aos plenários, das rancharias às grutas, das promessas às tradições, do canto à dança…  tudo será inspiração para Cultivar e Guardar a Criação Construindo Caminhos do Bem Viver.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe