Vídeo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, na última quarta-feira (12/2), mostra a ação truculenta dos oficiais da Base Naval de Aratu contra moradores da Comunidade Quilombola Rio dos Macacos. Nas imagens, a líder comunitária Rosimere Santos aparece sendo agredida pelos oficiais, durante uma abordagem.
Assista:
A Marinha disputa a terra da comunidade na Justiça e mantém o acesso a ela restrito. Os moradores são obrigados a utilizar um portão da Base para se deslocarem e foi durante a chegada de Rosimere à área de acesso que a sessão de violência teve início.
Os oficiais renderam a líder comunitária, lançaram o celular dela ao chão e, depois, a colocaram prensada sobre um carro, aos berros, na tentativa de lhe amarrar as mãos. A agressão aconteceu no último dia 6 de janeiro e foi acompanhada pelas filhas e pelo irmão de Rosimere.
Na ocasião, a Marinha chegou a emitir uma nota explicando que houve a prisão porque ela apresentou um comportamento violento na área de acesso e que o irmão dela havia feito ameaças. O vídeo divulgado pelo jornal faz parte do inquérito que investiga se houve abusos da Marinha, no episódio.