Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Juventude ameaçada por grileiros discute terra e território

Jovens que foram agredidos/as durante uma tentativa de reintegração de posse dada a grileiros em Casa Nova, no norte baiano,  hoje estão discutindo questões relativas à terra, território e permanência no campo.

Os momentos de formação desses jovens de Areia Grande, área de fundo de pasto há 30 anos vítima de tentativas de grilagDSC00786em de terra, ocorrem durante a Escola de Formação da Juventude Rural.

 

Os espaços foram criados para atender uma estratégia dos pais. Em 2008, suas famílias resistiram a ameaças de capangas e a uma resolução jurídica, para continuar vivendo no território de Areia Grande. Hoje, incentivam os filhos e as filhas a se engajarem ainda mais na organização da luta em defesa do seu jeito de viver no sertão.

Dessa forma, surgiu a série de cursos articulados pela União das Associações de Fundo de Pasto de Casa Nova (Unasfp) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a paróquia local.

A última oficina reuniu 40 jovens de cinco comunidades de Casa Nova. O tema do encontro foi Terra e Território e contou com a participação do advogado Lucas Vieira.

Durante esse momento, realizado entre 18 e 19 de outubro os/as jovens puderam vislumbrar quais os direitos de suas com
unidades sobre o espaço que elas ocupam de forma tradicional há gerações.

Para a jovem Lorena Carvalho, 12 anos, da comunidade Ladeira Grande, “a oficina foi muito boa porque o pessoal presente pôde conseguir mais informações importantes”.

Já Tiago Rocha, da Melancia, destacou a importância do ânimo da juventude de Areia Grande. “É muito bom ver os jovens todos empenhados e participando, se dedicando ao máximo”.

A próxima etapa da Escola de Formação deve discutir relações de gênero. Aconteceram também discussões sobre cultura, coordenada por Roberto Malvezzi, o Gogó.

As atividades de formação também estão acontecendo em Remanso, em parceria com a paróquia local o Sindicato dos Trabalhares e Trabalhadoras Rurais do município e o Sasop. Neste município, aproximadamente 30 jovens também puderam discutir questões culturais e também as relações que existem entre comunicação e sociedade .

CPT  Centro-Norte

Gostou desse conteúdo? Compartilhe