Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Padre Luís Tonetto celebra 50 anos de vida sacerdotal ao lado dos mais humildes

A Diocese de Bonfim viveu um momento marcante no último dia 2 de julho. Nessa data, no município de Caém,  o padre Luís Tonetto celebrou   50 anos de sacerdócio.  Vindo da Itália, o Pe Luís só atuou em municípios e comunidades  da Diocese, como Senhor do Bonfim, Igara, Jaguarari e desde 2000 estava à frente da paróquia São Gonçalo de Amarante de Caém. 
 
Durante a celebração, a igreja esteve lotada. Além do bispo diocesano, Dom Francisco Canidé Palhano e padres, o povo que Pe Luís acompanhou ao longo da caminhada sacerdotal se fez presente. Diversas comunidades e representantes de  movimentos sociais prestaram sua homenagem, como o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimento Estadual de Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas ( CETA)
“O padre Luís nos ajudou a realizar um acampamento pelo água que, até então, o governo da época deixaria nossa comunidade de fora do projeto de uma adutora. Aí ele perguntou se a gente iria ficar sem água e foi lá e ajudou a organizar o povo. Aí, fizemos um acampamento, paramos a obra, foram dois anos de luta, mas conquistamos a água encanada em todas as casas”, relembra o camponês Zé de Jesus, da comunidade Várzea Queimada, integrante do MPA. 
Pe Luís e MPA

Após a missa que celebrou o jubileu sacerdotal de Pe Luís,  diversos grupos agradeceram o religioso pelo seu empenho a favor da vida dos mais humildes. Entre as homenagens, Pe Luís demonstrou um carinho  especial àquela prestada pela CPT. 
 
“Se a paróquia me fez padre, a CPT me fez padre e ainda com essa visão de padre aberto, de um padre que procura ver os problemas da vida, que procura, portanto, com ajuda do povo, ou com o próprio povo, a sua organização. A CPT me ajudou muito a trabalhar em cima da organização popular, foi fundamental até mesmo para constituir as Comunidades Eclesiais de Base. Enfim, ela foi importante para me ajudar a olhar o todo e não apenas o aspecto religioso da Igreja”, considerou.
Ao longo de sua jornada, o Pe Luis Tonetto foi um incansável colaborador da CPT, que muito ganhou na luta em prol das famílias camponesas com a convicção de justiça desse destemido seguidor do Evangelho da esperança, da libertação. 
Gostou desse conteúdo? Compartilhe