O sub-regional Centro Norte da Comissão Pastoral da Terra – Bahia (CPT – BA) reuniu os agentes, pegou a estrada e visitou 37 comunidades ameaças pela grilagem de terra no município de Casa Nova – Ba. O chamado Mutirão Centro Norte aconteceu de 25 a 27 de julho e envolveu pessoas das Dioceses de Juazeiro, Senhor do Bonfim e Ruy Barbosa.
A equipe se impressionou com o espírito de resistência e de luta das comunidades, conheceu as experiências de convivência com o semiárido, a solidariedade que existe entre as famílias na defesa dos seus territórios. Uma espiritualidade que motiva e movimenta a partilha do saber, do poder e da comida em abundância.
Durante os encontros o agentes da CPT junto com as comunidades avaliaram a situação porque está passando cada localidade e definiram ações para intensificar a luta pela preservação do direito à terra. Uma das reuniões mais marcantes foi à comunidade de Areia Grande, que está na iminência do cumprimento de uma ordem de despejo deferida por um juiz que negou o reconhecimento de terra devoluta. Entenda o caso de Areia Grande.