A Comissão Pastoral da Terra – CPT da Diocese de Ruy Barbosa em parceria com a Escola Família Agrícola Mãe Jovina – EFAMJ e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Seabra, promoveram nos dias 29 e 30 de julho, na cidade de Ruy Barbosa, o primeiro módulo do curso Educampo: educomunicação. A atividade reuniu 42 educandos da turma do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária da EFAMJ, que são filhos/as de assentados/as, quilombolas e pequenos agricultores, de oito municípios baianos e quatro territórios de identidade.
A formação foi idealizada pelos agentes pastorais a partir da ausência dos jovens nos espaços sociais e da necessidade de uma leitura crítica sobre os meios de comunicação. O entendimento da equipe é que o mundo vive a era da tecnologia, as pessoas são bombardeadas com diversas informações, porém, a sociedade ainda não está educada para receber essa quantidade de notícia.
O curso está projetado para ser executado em cinco módulos, no decorrer de 2016, com carga horária de 44 horas presenciais na escola e 20 horas nas comunidades dos alunos. As temáticas propostas para as aulas são: comunicação, identidade, análise crítica da mídia, mídia sociais e democracia, rádio, produção de texto e vídeos.
O primeiro módulo estimulou aos jovens a terem outro olhar para os meios de comunicações e a refletirem sobre a sua própria identidade. Entre os temas abordados estavam os conceitos de educação e comunicação, identidade e fotografia. A formação foi ministrada pelos estudantes do 4ª semestre do curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimídia, sob a coordenação da educadora doutora Gislene Moreira.
A proximidade de idade entre os alunos da Uneb e da EFAMJ foi um facilitador para o entrosamento do grupo, como destaca o educando Moisés: “São jovens como nós, muito inteligentes. Trocamos informações um com o outro, adquirimos vários conhecimentos que servirão para toda a nossa vida”. Já as alunas da Uneb, Aline e Estefany enfatizaram como o encontro foi também um processo de aprendizagem para elas. “Adquirimos muito conhecimento e aprimoramos nossas ideias sobre educação e comunicação”. O ganho de formação também foi ressaltado pelo educando Maylsom. “Foi uma experiência ótima, acredito que todos os participantes levarão para si novos conhecimentos”.