Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

CPT participa do II Simpósio Baiano de Geografia Agrária em Salvador

“Entre a teoria e a prática, articulações e resistências” é o tema do II Simpósio Baiano de Geografia Agrária (SBGA), que teve início nesta segunda-feira (03) e segue até amanhã, dia 05, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O II SBGA tem como um dos objetivos aprofundar as discussões sobre a consolidação de um pensamento social crítico sobre o espaço agrário brasileiro a partir das experiências de ensino, pesquisa e extensão.

Ruben Siqueira, coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT), participou junto com Ariovaldo Umbelino, professor da Universidade de São Paulo (USP), da primeira mesa redonda “A geopolítica do/no campo brasileiro: espaço, poder, conflito”. Entre os temas destacados por Siqueira, estão o da contextualização do quadro atual da geopolítica no/do campo, os retrocessos institucionais do governo, e os dados da violência no campo do relatório “Conflitos no Campo Brasil 2016”, da CPT.

Ele também pontuou a crise política do Brasil como fator que contribuiu para o aumento dos conflitos no campo. “Como os golpes que se sucederam ao impedimento visam também concentrar ainda mais o poder sobre a terra e na agricultura, recriam-se e se aprofundam as condições da violência agrária”, afirmou.

O evento conta com a participação de estudantes, professores, pesquisadores, organizações e movimentos sociais, comunidades quilombolas, pesqueiras e indígenas. Mesas-redondas, espaços de diálogos e práticas, grupos de trabalho e atividades culturais, fazem parte da programação do Simpósio.

Assessoria de Comunicação da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe