Cerca de 20 integrantes do território de Fundo de Pasto MAPARIUM, constituído pelas comunidades de Mangabeira, Paranazinho, Umbiguda e Riacho, do município de Mirangaba (BA), participaram no último sábado, dia 20, da segunda etapa do Curso de Formação Liderarzinho. O curso organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Diocese de Bonfim, contou com a assessoria de Jaziel dos Santos, jovem liderança da comunidade de Quina, em Campo Formoso.
A etapa teve início com o debate sobre os temas “Identidade e Fundo de Pasto”, com ênfase ao sentimento de pertencimento com o território. Jaziel destacou que a identidade está intimamente ligada ao território, e o quão importante a participação dos jovens nesse processo de reconhecimento e da afirmação de fazer parte de uma comunidade tradicional de fundo de pasto, com o objetivo de valorizar e preservar um território ancestral que hoje está ameaçado.
Os aspectos da organização das comunidades em âmbito local, sub-regional, regional e estadual, por meio da Articulação de fundos e fechos de Pasto da Bahia, também foram abordados. Durante a formação, os participantes ainda realizaram uma análise das leis que regulam a titulação das terras, e que nem sempre visam garantir os direitos relacionados às comunidades de fundo de pasto, a exemplo da Lei Estadual 12.910/2013, que além de um prazo para o auto reconhecimento, tem cláusulas que retiram a autonomia das comunidades sobre a posse e a gestão dos seus territórios.
“FUNDO DE PASTO NOSSO JEITO DE VIVER NO SERTÃO”!
Texto: Ivanilda Machado da Cruz, Aianne Santos Lima e Alana Mikelly Santos Lima/ Comunidade tradicional de Fundo de Pasto de Mangabeira, Mirangaba (BA).
Edição: Comunicação CPT Bahia
Foto: Arquivo da CPT Bonfim