Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Identidade e Fundo de Pasto são temas da II Etapa do Liderarzinho em Mirangaba (BA)

Cerca de 20 integrantes do território de Fundo de Pasto MAPARIUM, constituído pelas comunidades de Mangabeira, Paranazinho, Umbiguda e Riacho, do município de Mirangaba (BA), participaram no último sábado, dia 20, da segunda etapa do Curso de Formação Liderarzinho. O curso organizado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Diocese de Bonfim, contou com a assessoria de Jaziel dos Santos, jovem liderança da comunidade de Quina, em Campo Formoso.

A etapa teve início com o debate sobre os temas “Identidade e Fundo de Pasto”, com ênfase ao sentimento de pertencimento com o território. Jaziel destacou que a identidade está intimamente ligada ao território, e o quão importante a participação dos jovens nesse processo de reconhecimento e da afirmação de fazer parte de uma comunidade tradicional de fundo de pasto, com o objetivo de valorizar e preservar um território ancestral que hoje está ameaçado.

Os aspectos da organização das comunidades em âmbito local, sub-regional, regional e estadual, por meio da Articulação de fundos e fechos de Pasto da Bahia, também foram abordados. Durante a formação, os participantes ainda realizaram uma análise das leis que regulam a titulação das terras, e que nem sempre visam garantir os direitos relacionados às comunidades de fundo de pasto, a exemplo da Lei Estadual 12.910/2013, que além de um prazo para o auto reconhecimento, tem cláusulas que retiram a autonomia das comunidades sobre a posse e a gestão dos seus territórios.

“FUNDO DE PASTO NOSSO JEITO DE VIVER NO SERTÃO”!

Texto: Ivanilda Machado da Cruz, Aianne Santos Lima  e Alana Mikelly Santos Lima/ Comunidade tradicional de Fundo de Pasto de Mangabeira, Mirangaba (BA).

Edição: Comunicação CPT Bahia

Foto: Arquivo da CPT Bonfim

Gostou desse conteúdo? Compartilhe