Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

Produção coletiva de mulheres quilombolas de Lagoa do Mato contribui na geração de renda das famílias

Vinte e cinco mulheres da Comunidade Quilombola Lagoa do Mato em Caetité (BA), que integram o Coletivo Império do Sabor, participaram de diferentes formações com o objetivo de gerir e construir uma padaria comunitária de forma associativa e solidária. Esse projeto foi organizado pelo próprio coletivo para contribuir na geração de renda e fortalecer o sentimento de pertencimento na luta pela defesa do território e na construção de Soberania Popular.

Entre as temáticas trabalhadas estão o Feminismo Popular; Direitos Humanos e Políticas Públicas nas Comunidades Tradicionais; Organização Comunitária; e o último que durou três dias e encerrou nesta quarta-feira, dia 18, de Panificação. Nesta etapa da formação, as mulheres ainda compartilharam os 18 tipos de produtos aprendidos com toda a comunidade em um momento de confraternização.

Segundo Maria Deusa, presidenta da Associação da Comunidade e coordenadora do Projeto Império do Sabor , a construção da padaria foi feita a partir do esforço de todos. “Organizamos o grupo de mulheres, economizando do Bolsa Família, e iniciamos o projeto com a ajuda dos esposos na construção das estruturas da cozinha e a coragem das mulheres”, disse.

O prefeito do município de Caetité, Aldo Gondim, que também esteve presente neste último evento, fez um compromisso com o coletivo de garantir a compra da produção para o fornecimento na merenda escolar, assim como um espaço na feira livre da cidade que comportará a venda de produtos da agricultura familiar.

“O projeto contribui tanto na renda local, como na circulação de renda do município. A produção dinamiza a economia da própria comunidade, com a obtenção do ovo, a compra da farinha, manteiga, entre outros”, afirmou o prefeito. Já Nilson Ladeia, representante da Cáritas Diocesana, ressaltou o papel das mulheres e o olhar da instituição sobre esses projetos sociais, e concluiu “o projeto Império do Sabor organiza mulheres trabalhadoras, fortalece a autonomia econômica e a autonomia política”.

O projeto tem parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) Bahia, Cáritas Diocesana de Caetité – com o apoio da Regional Nordeste 3, da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Assistência Social de Caetité.

Texto: Beni Carvalho/ CPT Bahia

Edição: Comunicação CPT Bahia

Gostou desse conteúdo? Compartilhe