A Comissão Pastoral da Terra – CPT Bahia felicita a FUNDIFRAN pelos 50 anos de presença e serviço junto ao Povo Sanfranciscano.
No início da década de 70, em plena ditadura Militar, o bispo da Barra Dom Thiago Cloin, preocupado com a situação de vulnerabilidade em que se encontravam as populações dos municípios pertencentes a Diocese da Barra, definiu pela realização de um trabalho processual de assistência e orientação a este povo. Assim foi criada a FUNFIFRAN no dia 06 de agosto de 1971, com o objetivo de contribuir através de assistência técnica e desenvolvimento integrado, considerando as demandas mais urgentes destas populações como saúde, educação e agricultura, através da metodologia da educação popular, gerando autonomia por meio do fortalecimento das comunidades camponesas, das suas organizações de classe como os STRs – Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras organizações que fez surgir a partir deste trabalho.
A CPT se alegra com a FUNDIFRAN pelos 50 anos de serviço juntos aos povos da terra e das águas são franciscanas: das ilhas, dos lameiros, pescadores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, em suas lutas por terra, água e direitos.
A CPT parabeniza a FUNDIFRAN por dar início, apoiar e fortalecer um movimento pela conservação da identidade do Povo sanfranciscano e pelos seus 50 anos de existência, sonhos e conquistas. Em tempos de escuridão, é o clarão destas tochas que iluminam o nosso caminhar.
Agosto de 2021
CPT Bahia