Acesse o Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2023

CPT BAHIA

AÇÃO ENTRE AMIGOS PROMOVE CAMPANHA POR UM VIVER MELHOR NO CAMPO NA COMUNIDADE DE PILÕES

Com um simples gesto de solidariedade aos menos favorecidos, os/as acampados/as da comunidade de Pilões, Jacobina-BA, convidam a todos e todas param se juntar na concretização do sonho com ações de bem viver na comunidade.  Você pode adquirir os bilhetes entrando em contato com Clériston Oliveira Santos Oliveira Santos, agente da CPT de Bonfim ou nas áreas do movimento CETA. O sorteio acontecerá no dia 29 de maio de 2021, pelos 5 algarismos do 1° prêmio da Loteria Federal.

A rifa está sendo organizada pela Associação Comunitária de Pilões, que, com a pandemia da Covid 19, tem dificuldade de sair às ruas e comunidades para vender os bilhetes. Se puderem contribuir comprando e ajudando a divulgar para outras pessoas, será uma bênção.

Pilões é uma comunidade, onde vivem 14 famílias atualmente e a mais de 20 anos, estão na área lutando pela conquista da terra definitiva com a tão sonhada Reforma Agrária. Enquanto não chega, as famílias vão vivendo como podem, produzindo o pão e realizando ações para fortalecer a luta. Neste sentido, estão promovendo uma rifa de um garrote para angariar fundos para as ações que visam a melhoria de vida na ocupação.

Durante esse período de luta pela terra, os posseiros passaram por duas Ações de Reintegração de Posse, todas elas revertidas pelos posseiros com o apoio do Movimento CETA em Parceria com a Comissão Pastoral da Terra e assessoria jurídica. A ocupação dos/as posseiros/as na Fazenda Pilões configura como de boa-fé, sendo assim não se trata de esbulho, uma vez que a posse da área se consolidou, ao longo dos anos como posse mansa, pacífica e contínua e os pretensos proprietários do imóvel não atendiam a exigência constitucional de cumprimento da função social da terra, além do mais a área foi avaliada como terra pública.

Em 2015 a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), abriu um Procedimento de Discriminatória Administrativo. Atualmente as partes foram ajuizadas e os posseiros estão aguardando a decisão jurídica que se encontra sobre o parecer da Procuradoria Geral do Estado, para finalização do procedimento em assentamento definitivo.

Na atual conjuntura, com o avanço do capital sobre as terras brasileiras, tem se intensificado a disputa por terra e a negação de direitos aos camponeses e camponesas que dela vivem e tiram seu alimento. Junto a isso, continuam ações políticas de desmontes, como o sucateamento dos órgãos públicos que pautam a Reforma Agrária. Essa negação de direitos persegue a comunidade de Pilões que resiste ainda hoje sem energia elétrica, sem saneamento básico e entre outros sem definição de sua posse para concretizar as políticas públicas.

A solidariedade sempre esteve presente nas lutas populares e na vida dos pobres. É o ato de ajudar o próximo, seja com recurso, seja com apoio emocional ou apoio político em “arregaçar as mangas” e fazer acontecer a justiça social, que nos ajuda a compreender a missão de Jesus em nós. Na verdade, a ação vai muito além da contribuição financeira ou do “alívio da consciência” de quem doa algo ou se doa. Ser solidário/a, passa pela necessidade de ajudar o próximo. Quando uma pessoa colabora com o outro, sente junto a satisfação. Dessa forma, o bem pode ser multiplicado na vida daqueles que colaboram, diz o ditado popular: “Deus os pague”.

Venha, faça valer o sonho da comunidade se firmar na terra.  Se deseja ajudar com a doação de outros valores pode ser depositados na conta de Suelen Costa dos Santos. Banco Caixa Econômica Federal, Agência 0634 Conta Poupança: 00102683-5, OP 013, ou entrar em contato para outros tipos de doações.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe