No último sábado(16), dia de Nossa Senhora do Carmo, foi realizado o 1º Encontro do
Grupo Igreja em Saída, no Oeste da Bahia, com participação de 72 pessoas de diversos municípios da Diocese de Bom Jesus da Lapa (Sítio do Mato, Lapa, São Félix, Santa Maria da Vitória, Correntina, Cocos, Jaborandi, Coribe e Carinhanha) e de pessoas do grupo virtual Igreja em Saída da região de Salvador, Goiânia e Florianópolis em Santa Catarina.
O encontro foi marcado por uma profunda mística inicial, com a memória da caminhada do povo de Deus, do jubileu sacerdotal de padres Augusto e Ermanno e resgate das missões e missionários de antes e de hoje, pela alegria viva que grita pela boca dos carentes de terra e pão e do pão do saber e do discernimento.
Este encontro presencial teve representação significativa de antigas, novas e jovens lideranças, homens e mulheres irmanados com um desejo comum: retomar e retornar às bases, animar as comunidades, construir o Reino. Foi lembrado o apelo do Papa Francisco que chama a “sair da comodidade de nossas salas e igrejas” e ir ao encontro dos que estão às margens da sociedade. Nós somos Igreja e
precisamos estar em movimento, seguindo a Palavra de Deus, como vemos nas escrituras: a
saída de Abraão, a organização de Moisés, o sim do profeta Jeremias e tantos outros e outras.
O apelo que ecoou no encontro foi: não podemos ter medo, não podemos deixar de amar e não podemos deixar de ir ao encontro das pessoas, priorizando os mais sofridos. Também dedicar tempo para a formação, leitura libertadora da Bíblia, articular o CEBI na região e rever nossas práticas e compromissos.
No encontro, alguém nos lembrou: “Jesus não morreu por que rezava, mas pelo compromisso
e atitudes que tinha, em defesa do pobre e do Projeto de Deus”.
Vamos ter dificuldades? Sim. Vamos sofrer oposição? Sim. Mas cremos que Jesus caminha
conosco e nos fortalece. Também temos uns aos outros.