As técnicas para elaboração de textos jornalísticos e fotografias foram temas da formação realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Bahia com a equipe Centro Oeste da entidade. O encontro teve como objetivo qualificar a sistematização dos registros e as diferentes formas de divulgar as ações desenvolvidas com os grupos acompanhados pela pastoral.
A metodologia da oficina, que aconteceu nos dias 08 e 09 deste mês, em Ibotirama (BA), se baseou na apresentação teórica e atividades práticas, em vista da superação de limites na produção de notícias, crônicas e reportagens; bem como, do registro fotográfico.
Segundo Hamilton Luz, do núcleo de Barra, momentos como estes são importantes já que a comunicação é uma das estratégias do trabalho da instituição. Para Sandra Leny, do núcleo de Irecê, as dicas aprendidas vão contribuir para a produção de informações. “Agora podemos denunciar as injustiças e mostrar a riqueza cultural dos povos do campo com mais qualidade e apuração, uma vez que a mídia tradicional somente divulga assuntos de interesses do agronegócio”, concluiu.
Texto: Equipe Centro Oeste da CPT Bahia