“Se calarem a voz dos profetas as pedras gritarão”. ( Lucas 19,40)
A Comissão Pastoral da Terra da Bahia e a população cristã que frequenta a igreja da Paz em Fortaleza – CE, solidariza-se com Padre Lino Allegri e sentiu-se agredida com ele na agressão que ele, com idade de 82 anos, sofreu. Há várias décadas, ele é conhecido e amado, como autêntico missionário, nas comunidades onde ele passou, anunciando o evangelho de Jesus e partindo o pão da Eucaristia, desde a Bahia até o Ceará.
Esta agressão ao padre Lino ocorreu, no final da Santa Missa do horário das 8 horas, quando um grupo de 8 pessoas entraram na sacristia da Igreja da Paz, em Fortaleza, no domingo dia 04 de julho de 2021, celebrando-se a solenidade dos Santos Pedro e Paulo, na presença dos Ministros da Eucaristia, colaboradores da Celebração.
Padre Lino, membro da Comissão Diocesana de Justiça e Paz, foi agredido por este grupo sem nenhum motivo, expondo, por parte dos agressores, um comportamento típico de apoiadores de ideologias que se identificam com a violência.
Repudiamos tais comportamentos que, infelizmente, tem se tornado recorrentes e impunes no nosso país, nos últimos tempos; comportamentos que representam atitudes covardes, incompatíveis com o mínimo desrespeito, devido a todos. Elas tornam ainda mais insuportáveis quando atingem um sacerdote idoso, que sempre defendeu a paz e a justiça, num lugar e espaço comunitário de acolhida como sempre foram o templo e seus locais.
Padre Lino, fé e profecia, Deus e o povo estão com o senhor.
Salvador – Bahia, 07 de julho de 2021